Início / Geral / Osasco recebe delegação de municípios vencedores do Prêmio Rosani Cunha

Osasco recebe delegação de municípios vencedores do Prêmio Rosani Cunha

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), recebe, entre os dias 15 e 16 de setembro, as três delegações representando programas que foram ganhadores do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social.

O evento acontece no Centro Público de Economia Popular Solidária, localizado na Rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 70, Vila Bussocaba – Centro – ao lado da prefeitura, que vai receber representantes dos projetos “De Volta para Casa”, do Estado de Minas Gerais; “Informação para o Desenvolvimento Social”, da cidade paulista de Presidente Prudente; e “Hortas Comunitárias”, de Maringá.

O Prêmio Rosani Cunha é uma homenagem à ex-secretária nacional de Renda de Cidadania falecida em acidente de carro, em novembro de 2008. A premiação é coordenada pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem como objetivos identificar, valorizar e divulgar práticas bem sucedidas de gestores de programas sociais, assim como estudos acadêmicos nas áreas de desenvolvimento social: segurança alimentar e nutricional, renda de cidadania, assistência social e inclusão socioprodutiva.

Osasco vai receber as delegações como parte de um projeto de intercâmbio entre os projetos vencedores. A cidade também foi uma das premiadas, com o programa “Incubando Empreendimentos Populares, tecendo uma estratégia de Desenvolvimento Socioeconômico Justo”, que apresenta um programa de inclusão e segurança alimentar e nutricional que atende a cerca de 3 mil pessoas. Suas diretrizes são: a promoção da economia popular solidária; a geração de bem-estar; o controle do processo produtivo pelos trabalhadores, com valorização da autogestão, da cooperação e da solidariedade, com foco no desenvolvimento sustentável.

Os resultados alcançados com essa ação foram a melhoria da renda per capita , o aprimoramento da educação e a formação e capacitação técnica dos atendidos; além de reinserção no mercado de trabalho, formalização e a legalização de empreendimentos, com a respectiva construção da autogestão e gestão coletiva e democrática, além da abertura de novas perspectivas e possibilidades de trabalho. Esses resultados são medidos por um sistema integrado de gestão (SIG INC), com indicadores de estrutura do empreendimento, bem como de aspectos ligados à inclusão social dos indivíduos envolvidos nos empreendimentos monitorados. Atualmente, há 27 desses empreendimentos populares solidários em processo de incubação, além de 10 empreendimentos legalizados, sendo 3 cooperativas, 5 microempresas e 2 associações. Além desses, 120 empreendimentos recebem formação e capacitação em gestão de negócios, devidamente monitoradas pelo referido sistema SIG INC. O impacto do programa ocasiona a possível contribuição com a erradicação da pobreza e da marginalização, por meio da promoção de novos modelos socioprodutivos, de natureza coletiva e autogestionária.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3682-1343.

Programação

Dia: 15/09

8h – Recepção

8h30 – Café da Manhã no Centro Público de Economia Popular Solidária

9h30 – Chegada do prefeito Emidio de Souza, da secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni, e da diretora do Instituto de Tecnologia Social (ITS), Irma Passoni

10h – Apresentação dos gestores

10h30 – Apresentação do vídeo

11h – Relato dos Empreendimentos de Economia Solidária e da equipe da Incubadora Pública de Economia Popular e Solidária

11h40 – Apresentação do equipamento Centro Público e Incubadora

12h – Almoço – Empreendimento – Meninas do Quilombo

14h – Visita 1 – Secretaria de desenvolvimento, Trabalho e Inclusão/ Portal do Trabalhador

15h – Visita 2 – projeto educação e Inclusão Oficina Escola

15h30 – Visita 3 – Cooperativa de Costura Osasco

16h30 – Visita 4 – Agricultura Urbana – Área do Jardim Canaã

16/09

8h – Início de atividades no Centro Público de Economia Popular Solidária

8h30 – Intercâmbio das Práticas Vencedoras

– Hortas Comunitárias – Maringá/PR;

– Programa De volta para Casa – Minas Gerais;

– Informação para o Desenvolvimento Social – Presidente Prudente/SP;

– Incubando Empreendimentos Populares, tecendo uma estratégia de Desenvolvimento Socioeconômico justo – Osasco/SP

11h – Debate

14h – Visita 1- Feira Móvel e Solidária (Centro Público)

15h – Visita 2 – Cooperativa de Reciclagem Coopernatuz

15h30 – Visita 3 – Casa da Cidadania

16h30 – Visita 4 – Oficina Setorial Pão Sol

17h – Retorno SDTI – Encerramento com a coordenação dos programas e secretaria

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.