Início / Cultura e Lazer / Prefeito de Osasco entrega mais 3 academias ao ar livre

Prefeito de Osasco entrega mais 3 academias ao ar livre

Com isso, Osasco já conta com 12 praças e espaços públicos dotados de academia ao ar livre; outros 20 locais estão programados para receber equipamentos.

No último sábado, 8 de outubro, o prefeito Emidio de Souza, acompanhado do deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), João Paulo Cunha, do deputado Marcos Martins, de secretários e vereadores, realizou a entrega de mais 3 academias ao ar livre na cidade. Foram contemplados a Praça Dicran Echeferian, em Presidente Altino, a Praça Cristo Redentor, no Alto do Farol, e o Parque Clóvis Assaf, na Cidade das Flores.

A Praça Dicran Echrefian ganhou alongador, multiexercitador, simulador de surfe, de cavalgada e de remo. “Mais para frente nós podemos colocar outros equipamentos, se as pessoas tiverem um bom nível de utilização”, prometeu Emidio. A praça também ganhou uma pista de cooper.

Waldyr Ribeiro Filho, secretário de Serviços e Obras, afirmou que estas entregas cumprem o plano da administração Emidio, que é de promover melhor qualidade de vida e bem estar para a população da cidade.

Marcos Martins, em sua fala, pediu que a população ajude a manter e conservar a praça e os equipamentos recém-instalados.

Júlio Amorim, secretário interino de Esportes, Recreação e Lazer, falou que as inaugurações também cumprem as metas do projeto Osasco 50 anos: “Esse governo tem sido extraordinário do ponto de vista do planejamento – a idéia e determinação de fazer o projeto Osasco 50 anos caminhar, estabelecendo um plano, lá atrás, e consultando a sociedade civil sobre que tipo de cidade Osasco queria encontrar em 2012. Esse planejamento determinou as linhas mestras para as secretarias, e a entrega desses equipamentos segue esse intenso plano”, afirmou.

O secretário se referia às diretrizes 1 e 2, meta 4, do projeto Osasco 50 anos, que prevêem instalação de equipamentos que estimulem a prática de atividades corporais, para aumentar progressivamente a parcela dos cidadãos dedicados a alguma forma de prática esportiva.

Já a Praça Cristo Redentor, no Alto do Farol, ganhou alongador, simulador de cavalgada, simulador de remo e simulador de surfe.

Na entrega, o líder do prefeito na Câmara, Valmir Prascidelli, parabenizou Emidio pela determinação de fazer uma Osasco cada vez mais saudável: “O prefeito tem construído uma cidade não apenas com concreto, mas também com projetos que dão uma condição de a população ter uma melhor qualidade de vida.”

Prova disso é a projeto Osasco Saudável, mantido pelas secretarias de Esportes e Saúde, e que tem feito muita gente caminhar em todos os pontos da cidade. Já são mais de 5 mil pessoas praticando exercícios com regularidade.

“Precisamos fazer exercício, caminhar, moderar o consumo de sal e de gordura. Todos nós sabemos o que faz bem e o que faz mal. A idéia de manter um espaço como esse, uma praça bonita e gostosa, dotada de equipamentos como esses é isso: para que aqui as pessoas possam descansar, jogar seu dominó, fazer uma caminhada e também fazer um exercício, o que ajuda muito a saúde”, afirmou João Paulo Cunha.

Emidio manteve a mesma linha, destacando a importância do esporte para a saúde: “Vocês sabem que para preservar a saúde não basta esperar ficar doente para ir ao médico. É melhor a gente ter uma vida mais saudável, da alimentação à atitude, mas também com esporte físico. Essa academia é preparada para ficar ao ar livre, não estraga, e resolve o problema de quem não tem tempo ou dinheiro de freqüentar academia”, disse. Segundo ele, as academias têm obtido ótimos resultados pela cidade.

Outro programa que o prefeito fez questão de destacar é o “Guardadores de Praça”, representados pelas funcionárias Alaíde e Antonia, em Presidente Altino e por Tarcílio, no Alto do Farol. A idéia é colocar, nas principais praças de Osasco, pessoas fixas para zelar por elas. “Elas estão aqui para cuidar da praça e alertar a prefeitura quando têm problemas nos equipamentos, ou de segurança. Elas passam a conhecer quem freqüenta a praça e a comunidade passa a conhecê-las, e podem tratar com elas sobre as necessidades da praça”, afirmou Emidio. Já são dezenas de locais em Osasco que contam com o projeto, e tem sido muito positivo.

A última entrega foi no parque Clóvis Assaf, na Cidade das Flores, que ganhou multiexercitador, simulador de surfe, caminhada, remo e cavalgada, alongador e esqui.

No local, Emidio prometeu cobrar da Polícia Militar, mesmo não sendo da alçada da Prefeitura, para que reforce a segurança, principal queixa dos moradores e freqüentadores do parque. “A Guarda Civil Municipal é muito pequena, mas o que eu puder fazer para reforçar a segurança, farei”, afirmou.

Lilian Pradella, coordenadora do grupo “Amigas da Caminhada” e presente à entrega da academia, conta que sempre reivindicaram os equipamentos. “Temos um professor que vai nos instruir sobre o uso dos equipamentos, e certamente faremos bom uso deles”, garantiu. O professor a que ela se refere, Ivo Leal, orienta atividades de alongamento e ginástica no parque, e confirma a necessidade dos equipamentos: “serão ótimos para complementar as atividades de quem utiliza o parque”, disse.

Também estiveram presentes nas entregas os secretários Jorge Lapas (Governo) e Gelso de Lima (Saúde); os vereadores João Góis, Rogério Lins, Valdomiro Ventura, Osvaldo Vergínio, Nelsinho e Cláudio da Locadora e delegados do Orçamento Público; entre outras autoridades e representantes locais.

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.