Início / Esportes / Prefeito em exercício de Osasco Faisal Cury participa de reunião de apresentação das Olimpíadas Estudantis

Prefeito em exercício de Osasco Faisal Cury participa de reunião de apresentação das Olimpíadas Estudantis

O prefeito em exercício, Faisal Cury, se reuniu na manhã de quarta-feira, dia 26 de outubro, com a dirigente de Ensino da Região de Osasco, Maria de Fátima Volpiani Carnelós, para apresentar a minuta da proposta do projeto das “Olimpíadas Estudantis do Cinquentenário de Osasco” e também formalizar o convite de participação e integração do sistema educacional do Governo do Estado à iniciativa municipal.

O encontro aconteceu na sede da Diretoria de Ensino, na rua Geraldo Moran, 271, Jardim Umuarama, e contou com as presenças do coordenador do Projeto “Osasco 50 Anos”, Antonio Roberto Espinosa; do membro do Comitê Executivo do projeto e articulador da Secretaria de Governo de Osasco, Aldo de Miranda Rocha; bem como do primeiro dirigente de Ensino da Região de Osasco, Ênio Gruppi, também integrante do Comitê, dentre outras autoridades públicas municipais e estaduais.

“Para nossos festejos, consideramos ser fundamental a participação da Educação do Estado de São Paulo em um evento tão importante para Osasco, principalmente por cuidar exclusivamente da educação de jovens adolescentes. A participação atuante é fundamental para a cidade. Gostaríamos de contar com a presença também do secretário estadual de educação e do governador durante as Olimpíadas”, explicou Cury.

A diretora de ensino Maria de Fátima recebeu o convite prontamente. “Ficamos muito contentes porque trabalhamos pelo avanço e crescimento da cidade. Hoje Osasco é um centro econômico e educacional que nos orgulha muito”, completou.

O projeto previsto das Olimpíadas trata da organização de um conjunto de eventos culturais e esportivos em comemoração aos 50 anos da emancipação político-administrativa de Osasco. A administração pública pretende contar com a mais ampla participação da juventude osasquense vinculada às redes escolares públicas e particulares e às organizações não-governamentais.

De acordo com o coordenador do projeto Osasco 50 Anos, Roberto Espinosa, o objetivo das Olimpíadas Estudantis é “dar uma estrutura e marca comuns a uma quantidade significativa de eventos já realizados no município, juntando-os a iniciativas novas, no quadro de uma olimpíada cultural e esportiva ampla, constituindo um evento inédito na cidade, dadas as suas dimensões e interação da comunidade em geral”, disse.

Aldo Rocha também explicou a minuta da proposta do projeto. “O documento não é conclusivo e receberá colaborações e ajustes de todos os envolvidos. Ele foi feito intencionalmente aberto porque consideramos, por exemplo, a participação de Rede Pública Estadual fundamental, importante e estratégica no que diz respeito ao segmento juvenil da cidade de Osasco. Várias ações acontecerão durante a comemoração dos 50 anos, mas consideramos ser as Olimpíadas a mais importante atividade de inclusão e mobilização voltada à juventude”, esclareceu.

Ao término da reunião, Maria de Fátima se comprometeu a analisar a proposta, ler atentamente a minuta e também encaminhar para a alta cúpula da coordenação pedagógica estadual avaliar o projeto. “É possível fazermos, em breve, o alinhamento das idéias e os ajustes necessários para firmarmos uma parceria e talvez até adaptar os jogos já existentes no cronograma estadual com as Olimpíadas de Osasco, com a oficialização de um selo ou qualquer outro dispositivo legal”, destacou.

Dentre as principais ações previstas no projeto, está o estímulo ao exercício da cidadania e a construção da identidade da cidade, mediante a valorização da cultura, da prática de esportes e do respeito pela cidade de Osasco. Em um segundo momento, descobrir, identificar talentos culturais e esportivos, bem como estimular seu aperfeiçoamento mediante a concessão de bolsas de estudo ou de patrocínios, através de parcerias público-privadas. Há também o intuito de incorporar as Olimpíadas ao calendário oficial da cidade.

As Olimpíadas Estudantis do Cinqüentenário tem inicialmente como público-alvo jovens moradores de Osasco, de ambos os sexos, acima da faixa etária de 14 anos de idade e tem previsão do início dos jogos em meados de março até no máximo final de junho, com possibilidade de flexibilizar as datas de acordo com as tratativas entre governos e sociedade civil. A Prefeitura espera contar com a participação de universidades públicas, privadas, fundacionais e autárquicas (Unifesp/Osasco e Fito); Universidades fundacionais de direito privado e as particulares (Unifieo, Uniban, Anhanguera, Fipen, etc); escolas técnicas, JUCO (Juventude Cívica de Osasco), clubes esportivos e culturais, Rede Estadual de Ensino, rede de escolas particulares de Ensino Médio, Rede Municipal de Ensino, dente outras.

O projeto poderá promover ainda uma Olimpíada Infantil do Cinqüentenário, em diálogo com as secretarias de Educação, de Cultura e de Esportes, bem como de todos os demais agentes sociais, políticos e organizacionais envolvidos.

Além disso, verifique

COB aprova 2 ginásios de Osasco para sediarem treinos olímpicos em 2016

Os ginásios de Esportes Professor José Liberatti, em Presidente Altino, e Ayrton Senna da Silva, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.