Início / Manchetes / Prefeito Emidio nomeia novos secretários de Osasco

Prefeito Emidio nomeia novos secretários de Osasco

José Amando Mota e Waldyr Ribeiro Filho assumem as recém criadas secretarias de Segurança e Transportes; Luciano Jurcovich é o novo secretário de Cultura e Francisco Cordeiro da Luz vai presidir o IPMO

“O avanço da cidade exige adaptações às novas necessidades. Por isso, nos últimos 2 anos estamos trabalhando em uma reestruturação administrativa para adequar Osasco aos novos tempos e às necessidades da população”. Foi com essas palavras que o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, iniciou ontem a solenidade em que anunciou a criação de novas secretarias municipais e a nomeação de novos secretários.

“Não é ainda a reforma administrativa completa, que pretendemos fazer, mas é um novo passo”, completou, agradecendo ainda a celeridade com que a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei para criação das novas secretarias.

A reforma inclui a extinção da Secretaria de Serviços Municipais, à qual estavam ligados o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), a Defesa Civil e o Serviço Funerário, e o remanejamento desses órgãos para as novas secretarias e outras já existentes.

Uma das novas pastas da Prefeitura de Osasco é a Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran), que terá à frente, em cargo cumulativo, o atual secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho. Ela vai englobar o Demutran e a Jari (Junta Administrativa de Recursos e Infrações de Trânsito), dentre outros órgãos.

Outra novidade é a Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), que vai englobar a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil, que terá ainda suas funções unidas à de Coordenadoria de Combate às Enchentes, que foi extinta. Seu titular é o ex-presidente do IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco), José Amando Mota.

Outras mudanças foram as nomeações do ex-secretário da Sesm, Luciano Jurcovichi, para a Secretaria de Cultura, após a saída, a pedido, de Helena Maria Ferrari; e de Francisco Cordeiro da Luz para a presidência do IPMO.

Funções

Também durante o evento, o prefeito Emidio de Souza falou sobre as funções das novas secretarias. “Osasco, por seu porte e pela complexidade de sua estrutura viária, já precisava de uma Secretaria de Transportes, visando principalmente dar maior fluidez ao trânsito, garantir a modernização de seu sistema de semáforos e priorizar os investimentos em transporte de massa”, explicou, ressaltando ainda que caberá ao novo secretário estruturar o corpo técnico da pasta.

Já a Secretaria de Segurança e Controle Urbano vai não só vai contribuir com as policias e com a Guarda Civil Municipal para que os índices de criminalidade continuem em queda na cidade, como também garantir condições para melhor qualidade de vida da população, fazendo a fiscalização sobre poluição visual e sonora. “Peço inclusive celeridade da Câmara Municipal em aprovar projeto de lei, enviado há cerca de um ano, e que prevê todo o ordenamento urbano de Osasco, conhecido como Lei Cidade Limpa. Criamos os mecanismos, mas agora precisamos da lei para fazer uma fiscalização mais efetiva. Por isso, tanto a criação da secretaria como a da lei têm importância fundamental para nossa cidade”, completou.


Os novos secretários

Em seguida, foi a vez dos novos secretários agradecerem o prefeito Emidio pela oportunidade e fazerem seus pronunciamentos. O novo presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz, afirmou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido na gestão anterior. “Vamos continuar tratando com ética e muita responsabilidade o patrimônio dos servidores públicos de Osasco”.

Já José Amando Mota fez um pequeno balanço de seus dois anos de gestão frente ao IPMO e falou dos desafios do novo cargo. “Agradeço a toda a equipe do instituto, que com trabalho sério fez com que, em 2010, alcançássemos a 3ª posição em rentabilidade entre os institutos de previdência. Além disso, o fundo passou de R$20 milhões para R$53 milhões. Agora, assumo o desafio de fazer com que a cidade se ordene e conto com apoio de todos para fazer cumprir a lei”, ressaltou.

Para Luciano Jurcovich, a Sesm cumpriu sua função e, com a reconfiguração, seus antigos órgãos vão poder prestar um serviço ainda melhor à população. Depois de agradecer a todos os servidores da Defesa Civil, do Demutran e do Serviço Funerário, ele elencou quais serão suas prioridades na Cultura. “Queremos manter o compromisso com a democracia e a participação popular que são as marcas da gestão do prefeito Emidio, dar continuidade a projetos importantes, como a Quinta Dançante, retomar a Feira de Artes e ampliar projetos como o Canto de Julho, a Madrugada Cultural e o Festival de Curtas de Teatro”, relatou.

Waldyr Ribeiro, por fim, lembrou que sua primeira tarefa será a de estruturar a nova secretaria e lembrou que ela tem uma intersetorialidade com o trabalho já desenvolvido com a Secretaria de Obras. “Vamos olhar não apenas para a questão das dificuldades do trânsito, mas principalmente para o incentivo ao transporte coletivo e de massa, seja por meio da criação de novos corredores de ônibus ou pela integração com os outros meios de transporte, além de investir na criação de ciclovias. Nosso principal foco será a questão da mobilidade”, disse.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, o vice-prefeito Faisal Cury; os secretários municipais Gelso de Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Sergio Gonçalves (Habitação), Estanislau Dobbeck (Finanças), Mazé Favarão (Educação), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos) e Paulo Fiorilo (Administração); a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; o Ouvidor da Prefeitura, José Pedro; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Gilson Menezes; a diretora de Comunicação, Emilia Cordeiro; o presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro; os vereadores Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), Eduardão, Rogério Lins, Cláudio da Locadora, Valdomiro Ventura, Antônio Toniolo, João Gois, Nelson Matias, Josias da Juco e Fábio Yamato; o delegado Seccional de Osasco, Mauro Guimarães Soares; o comandante do 14º BPM/M, tenente coronel Ricieri; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.