Início / Manchetes / Prefeito Emidio prestigia aberturas do XVII Fejati e III Mostra Cultural de Osasco

Prefeito Emidio prestigia aberturas do XVII Fejati e III Mostra Cultural de Osasco

Sob o slogan “O envelhecimento é um direito personalíssimo…”, a Prefeitura de Osasco, por meio da SAPS (Secretaria de Assistência e Promoção Social) abriu oficialmente, em 1º de setembro, o XVII Fejati (Festival de Jogos Adaptados para a Terceira Idade) e a III Mostra Cultural.

O evento foi realizado no ginásio de esportes do SESI, no Jardim Piratininga, e contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, que falou para centenas de pessoas da Melhor Idade, que participaram de programas da prefeitura e também de entidades do setor.

Embora a abertura oficial tenha sido na quarta-feira, a festa começou na noite de terça-feira, dia 31 de agosto, com um show do cantor Cauby Peixoto no Teatro Municipal de Osasco, promovido em parceria com o SESC/Osasco.

Previsto no calendário oficial do município, o festival tem com objetivo promover a qualidade de vida e elevar a auto-estima dos idosos, por meio de atividades esportivas e culturais, que são realizadas pela SAPS em parceria com outras secretarias municipais e com apoio de diversas entidades como o SESC e o SESI, além do CMI (Conselho Municipal do Idoso).

O evento foi aberto com uma dinâmica em grupo, comandada pela servidora da Secretaria de Saúde Rosana Marcondes. Em seguida, fizeram um aquecimento no estilo capoterapia, aplicado por membros do Instituto Brasileiro de Capoterapia. O Coral de Libras da SAPS também fez uma bela apresentação. Após essas atividades, foi apresentado um filme contando a História de Emancipação de Osasco.

Após o desfile das delegações e da execução do Hino Nacional pelo Coral do SESI, sob a regência da maestrina Carolina Borba, o diretor do SESI de Osasco e Região, Davi Vieira, fez uso da palavra. “É um prazer receber vocês aqui pelo 2º ano consecutivo. Espero que esse evento possa se repetir no ano que vem”, disse.

Já o secretário de Esportes, Lazer e Recreação de Osasco, Cláudio Chapecó, lembrou que sua pasta era uma das parcerias do projeto “Temos equipes que trabalham com o grupo da Terceira Idade, como a equipe do vôlei adaptado. Essa parceria surge naturalmente e no próximo ano vamos tornar-la mais forte ainda”, frisou.

Na sequência, a secretária da SAPS, Gilma Rossafa, falou sobre a importância do evento. “O Fejati é uma celebração de tudo que fizemos de bom durante o ano, onde conseguimos expressar os sentimentos e a convivência familiar e comunitária”, explicou. Ela também lembrou que idosos da cidade foram homenageados durante o evento. “Essa é uma homenagem da prefeitura para os personagens de Osasco que são expressão de vida e sonho. Porque envelhecer é uma arte”, completou.

Já o prefeito Emidio após cumprimentar a sua mãe, presente na festa, e estender saudações aos demais, falou sobre a importância da Terceira Idade para a sociedade. “A cada ano que passa, Osasco nos dá cada vez mais orgulho. Mas não basta ter ruas asfaltadas, programa de moradia, canalização de córregos, se não houver qualidade de vida, respeito pela pessoa e, principalmente, com o idoso, que tem muito para ensinar e que a cada ano está mais presente e participativo” disse.

Emidio anunciou ainda que, em breve, serão inauguradas mais quatro academias ao ar livre e o Instituto de Longa Permanência para o Idoso, todos projetos da prefeitura voltados à Terceira Idade. “Já temos uma academia ao ar livre no Ayrosa e agora vamos inaugurar novas no Piratininga, na Fito, na praça do Rochdale e na avenida Hirant Sanazar. Vamos entrega em breve também a Vila do Idoso, para os idosos que não tem onde morar”, enumerou.

O evento segue agora com três dias de atividades esportivas e culturais. Também no Sesi, como parte da Mostra Cultural, as secretarias municipais montaram stands para apresentar seus principais projetos, ao lado de exposições da Associação dos Ostomizados de Osasco e do Sesi.

Participaram também do evento o secretário de Governo, Jorge Lapas; e o presidente do Conselho Municipal do Idoso Marcos Vinicius.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.