Início / Eventos / Prefeito prestigia aniversário da GCM e anuncia aumento do efetivo

Prefeito prestigia aniversário da GCM e anuncia aumento do efetivo

Prefeito prestigia aniversário da GCM e anuncia aumento do efetivoAinda este mês, será homologado o resultado do concurso da Guarda Civil Municipal, o que vai aumentar o efetivo da corporação

Com muitas conquistas, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de junho, uma cerimônia nas dependências do Comando Geral para comemorar o 18º aniversário da corporação. Isso tudo, graças às iniciativas da prefeitura em priorizar a questão da segurança na cidade.

Desde sua criação, em 1990, a GCM trabalha com o objetivo de proteger os bens, serviços e instalações públicas, sendo que nos últimos anos a tropa ganhou força nas atuações, promovendo a segurança da comunidade com o policiamento preventivo e comunitário.

Durante o evento, que contou com as presenças do prefeito Emidio de Souza e da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Marcia Abreu, foram destacadas as melhorias na GCM de Osasco, que serve de referência em termos de segurança urbana e de modelo para outros municípios a respeito de como pode ser um instrumento importante na prevenção ao crime.

Dentre as mudanças, destacam-se os inúmeros investimentos na corporação, com a reforma das instalações do Comando Geral, a criação de um sólido plano de carreira, regulamento disciplinar e corregedoria autônoma. Além disso, a Guarda teve seu quadro totalmente reestruturado e ampliado por meio de concurso público, o que resultou num aumento do efetivo em 50%.

A criação do efetivo feminino, feito inédito na história da cidade, a construção de 5 novas bases comunitárias, todas protegidas por vidros à prova de balas, a revitalização da frota e a garantia de coletes antibalísticos a todos os agentes também estão entre as conquistas.

Eleito presidente do Conselho Nacional das Guardas Civis Municipais, o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, falou sobre a reorganização administrativa e operacional da Corporação “Alcançamos a maioridade com responsabilidade e hoje colhemos os frutos de um trabalho árduo, responsável pela elevação da produtividade”, destacou.

A GCM também contou nos últimos anos com a criação do setor de Inteligência e Estatística, o que contribuiu para elevar a qualidade do serviço prestado, assim como a criação do Programa de Setorização e Ocupação Territorial, que realiza a divisão do território do município em 10 setores, cada qual relacionado a um Distrito Policial.

Além disso, a população dispõe ainda da “Operação Corpo a Corpo”, ação realizada com o objetivo de aproximar a corporação da comunidade e fazer a prevenção de crimes nas áreas de maior movimentação.

O secretário de Administração (pasta à qual a GCM é ligada), Benedito Mariano, destacou a expansão do efetivo. “A GCM de Osasco ganhou com a ampliação do grupo, que agora conta com mulheres. Em breve, mais 70 agentes femininas serão inseridas na corporação”, adiantou.

Prefeito prestigia aniversário da GCM e anuncia aumento do efetivoReafirmando a posição de destaque da GCM na cidade, o prefeito Emidio de Souza falou sobre a corporação. “Com sua atuação a Guarda garante um presente bem melhor para a população e vai se firmando como uma instituição de qualidade. Foram muitas as melhorias e posso assegurar a Guarda Civil terá um futuro ainda mais glorioso”, disse ele, que anunciou ainda: “nos próximos dias vamos homologar o resultado do concurso da GCM para aumentar o efetivo”.

Durante a solenidade, servidores foram condecorados com Láureas de Mérito Pessoal, homenagem prestada aos guardas que, através de suas condutas, enobreceram o nome da corporação diante da sociedade. A Láurea foi instituída por força do Decreto 9641, assinado em 6 de setembro de 2006, e significa mais uma ação da administração para estimular a ação da GCM.

Na ocasião, também foram entregues os certificados “Amigos da Guarda Civil”, que agraciaram membros da sociedade e autoridades que colaboram e enaltecem o trabalho da GCM na cidade.

Presenças

Prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo); Antonio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento); Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social); Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o presidente da CMTO, Valdir Roque; o coordenador da Defesa Civil, Mile Nascimento; o coordenador de Combate às Enchentes, Delcides Regatieri; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; os vereadores Nelson Matias, Rubens Bastos, Antonio Toniolo, Fumio Miazaki e Gilmar Romano, autor da propositura que instituiu o Dia da Guarda Civil Municipal; a corregedora da Guarda Civil Municipal de Osasco, Régia Sarmento; o deputado estadual Marcos Martins; o tenente coronel do 2° Batalhão de Polícia do Exército, Ubirajara das Neves Filho; o presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil/Osasco, José Paschoal Filho; o capitão do 4° Batalhão de Infantaria Leve de Quitaúna, Eduardo Martins de Freitas; o coronel comandante do CPA-M/8, Osni Sérgio Sabotini; os inspetores Blasi, Ananias e Barbosa, da GCM de São Paulo; o comandante da Guarda Civil Municipal de Embu Guaçu, Eduardo Leite Barbosa; o secretário de Segurança de Guarulhos e vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas, Luis Carlos da Silva; o delegado seccional de Osasco, Fernão de Oliveira; o sub-comandante da Guarda Civil Municipal de Embu das Artes, Jairo Freitas dos Santos; o tenente coronel comandante do 14° Batalhão da PM, Henrique Cezar Mendes; o presidente da União Nacional das Guardas Civis Municipais do Brasil, Mauricio Villar; o delegado de polícia Carlos Cavallini; o sub-tenente da Guarda Municipal de Itapecerica da Serra, Artur Saraiva; e o ex-vereador Marcos Arruda.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

um comentário

  1. Gostaria de saber como particioar de concurso publico para gcm. policia militarpolicia anbiemtal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.