Prefeitura de Osasco consegue solução para prédios abandonados do Nova Grécia

Conjunto será demolido e dará lugar a novos edifícios, contribuindo para o projeto de revitalização do Bonfim

“A cidade se modernizou, mas esse símbolo do atraso permaneceu. O que vamos fazer agora será demolir esse símbolo de atraso”. Foi com essas palavras que o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, anunciou mais uma conquista de sua gestão: uma solução para o caso do residencial Conjunto Nova Grécia, conjunto de prédios que está abandonado, há quase 4 décadas, no bairro do Bonfim, bem na entrada do município.

Embora esse seja um problema antigo e que envolve a iniciativa privada, desde o início da atual administração a Prefeitura de Osasco está empenhada e resolvê-lo. “Foram necessários 7 anos de estudos e negociações para resolver o verdadeiro imbróglio jurídico que envolve esse caso. Mas agora Osasco não terá mais essa triste paisagem logo em sua porta da entrada”, completou.

O projeto prevê a demolição dos três edifícios, em um prazo estimado de um ano, e a construção, no local, de um empreendimento com 450 apartamentos, divididos em dois blocos de 19 andares cada.

O evento também contou com a participação do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sergio Gonçalves, que fez um breve histórico do empreendimento, cujo alvará de construção data de 1976. A partir de então, uma série de problemas, que envolveram desde a invasão de área pública por parte da obra (situação regularizada em 1992) até a falência da construtora, paralisaram o projeto.

Ele também lembrou que soluções para esse problema e também para a antiga fábrica da Hervy são os “motores” da Operação Urbana Tietê II, que prevê a revitalização de toda essa área e sua integração com o Centro. “Há 2 anos, a Prefeitura de Osasco apostou na Operação Urbana Tietê II como plano de desenvolvimento para toda a região central. Agora, colocamos um dos motores dessa operação para funcionar. Ele vai servir como desencadeador de uma velocidade maior para toda essa operação”, afirmou.

Já o prefeito Emidio de Souza lembrou que, para a questão da fábrica da Hervy, a administração municipal busca parceria com a iniciativa privada visando a construção de um novo Paço Municipal e de uma nova sede da Câmara Municipal no local. “Essa é a maior prova de como essa administração acredita na revitalização dessa área”.

Ele ressaltou ainda que, embora a demolição possa causar impactos momentâneos na área vizinha aos prédios – e que serão acompanhados pela prefeitura – ela será fundamental para garantir a valorização de toda a região, o que já vem sendo assegurada por outras obras realizadas pela administração municipal. “Já levamos para a região do Bonfim a Escola Técnica Estadual, implantamos a praça Carmine Mônaco, com uma área de lazer completa, e fechamos os acessos subterrâneos para o Centro. Agora, essa travessia é feita por dentro da estação de trem, em passarelas iluminadas e com toda a segurança”.

Outro ponto destacado por Emidio é a preocupação com o impacto ambiental da obra. “Por isso, todo entulho gerado pela demolição será destinado à Usina de Reciclagem de Entulho da prefeitura, e vai virar matéria pública para obras públicas”, complementou.

O deputado federal João Paulo Cunha também participou do evento e falou da importância do projeto. “Essa medida resolve um problema que atormentava a cidade há anos. Não só o Bonfim e o Conjunto Hervy, mas todo o município sai ganhando com ela”, disse.

Alberto Ajzental, diretor da Urbanizadora Continental, proprietária do empreendimento, também fez uso da palavra e depois se colocou à disposição dos moradores da região para esclarecer dúvidas individualmente.

O evento foi prestigiado ainda pelo deputado estadual Marcos Martins; pelo vice-prefeito Faisal Cury; pelos secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras e Transporte e Mobilidade Urbana), Luciano Lub (Cultura), Cristiane Dutra (Administração), Gelso de Lima (Saúde), Patrícia Dândalo (Assistência e Promoção Social) e Marinalva de Oliveira (Educação); pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joana D´Arc; pelo presidente da Fito, José Barbosa Coelho; pelo presidente da Câmara Municipal, Aluísio Pinheiro; pelos vereadores Valdomiro Ventura, Antônio Toniolo, Valmir Prascidelli, João Gois, Rogério Lins, Fumio Miazaki e Osvaldo Vergínio; pelo presidente da ACEO, André Menezes; pelo delegado seccional de Osasco, Mauro Guimarães Soares; pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal, Antônio Ferolla; pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção Osasco, José Paschoal Filho; pelo presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter; e pelo presidente do Lions Club de Osasco; Amir Gomes; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.