Início / Eventos / Prefeitura de Osasco encerra atividades do XVIII Fejati e IV Mostra Cultural

Prefeitura de Osasco encerra atividades do XVIII Fejati e IV Mostra Cultural

Teatro, dança, coral, palestras e exposições marcaram o encerramento do XVIII Fejati (Festival de Jogos Adaptados da Terceira Idade) e da IV Mostra Cultural em Osasco. As atividades que encerram os dois eventos sob o slogan “Osasco e as Experiências com a Terceira Idade”, foram promovidos pela SAPS (Secretaria de Assistência e Promoção Social) da Prefeitura no dia 3 de outubro, no Teatro Municipal.

O festival faz parte do calendário oficial do município e teve início no dia 28 de setembro. O lema deste ano foi “Celebrando amizade e fortalecendo a convivência”, como forma de reforçar os objetivos do evento, que são promover a qualidade de vida e elevar a auto-estima dos idosos através de atividades esportivas e culturais realizadas pela SAPS em parceria com outras secretarias municipais (Saúde, Educação, Esportes, Meio Ambiente e Cultura) e com apoio de diversas entidades como o Sesc e o Sesi e o CMI (Conselho Municipal do Idoso).

No teatro, o público prestigiou danças, coreografias, coral, orquestra e palestras, além da peça teatral “O dia em que Roubaram a Sombra do Rei”, apresentada pelo grupo Os Amantes da Alegria, do CRAS do KM 18.

O elegante casal de Mister e Miss Melhor Idade de Osasco, Eduardo de Almeida e Maria Giovane Russo, também desfilou no evento.

No hall do teatro, foram montados stands de exposições de peças produzidas pelos idosos em cursos realizados nas entidades e nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade) ambos da Prefeitura. O Sesi, também levou uma exposição de antiguidades. Máquinas de escrever, registradora, de marcar cartão de ponto e as mobílias de época marcaram o cenário do centro de exposição.

A secretária da SAPS, Gilma Rossafa, abriu o evento abordando a necessidade e os objetivos de desenvolver trabalhos sociais para os idosos. “Queremos celebrar uma cidade mais justa, mais fraterna, com as várias expressões de políticas públicas das entidades sociais, e assim, contribuir para uma cidade ainda mais humana. Queremos também fortalecer a convivência comunitária para juntos enfrentarmos os problemas causados pelas desigualdades sociais”, disse.

Ela ainda destacou que, apesar de todas as atividades desenvolvidas pelo poder público para elevar a qualidade de vida da Terceira Idade, muitos idosos sofrem maus tratos dentro de seu próprio lar. “Estão aumentando cada vez mais as violações dos direitos do idoso, no seio de sua família. Eles sofrem com humilhações, filhos chegam a cobrar deles a comida que comem. Muitos recebem suas aposentadorias e os filhos gastam o dinheiro alegando que o idoso não tem mais condições de administrar sua vida financeira. Muitos filhos chegam a pegar empréstimos em bancos, em nome dos idosos, não pagam, causando uma série de problemas de saúde”, afirmou.

Em seguida, o deputado Marcos Martins fez uso da palavra. “Em breve teremos a maioria da população com idade acima de 50 anos, e isso significa que o poder público de maneira geral, município, Estado e União, precisa se adaptar a essa nova realidade, criando políticas públicas para atender essa demanda”, frisou.

O gerente do Sesc, Edson Correa da Silva, também deixou sua mensagem. “É uma satisfação para o Sesc participar desse evento pelo terceiro ano consecutivo e espero que, a cada ano, ele cresça ainda mais”, disse.

Já o presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiro, parabenizou os organizadores e destacou a participação dos idosos. “Percebemos que as pessoas da Terceira Idade, em nossa cidade, têm uma participação ativa e firme. Sinto-me feliz porque eu também estou envelhecendo e, quando completar os 60 anos, quero poder me inserir e fazer parte dessa energia e alegria de vocês”, afirmou.

Ainda como parte da programação, a socióloga do Sesc, Lilia Ladislau, ministrou palestra sobre o envelhecimento e o preconceito. Ela também resgatou os 50 anos de trabalho que o Sesc desenvolve com os idosos.

Já a coordenadora do Programa do Idoso da Secretaria de Saúde, Eliane Bastos, o diretor de Esportes, Julio Amorim, e professora da Secretaria de Educação, Silvia Caetano, detalharam os trabalhos e programas desenvolvidos pela Prefeitura e que visam dar mais qualidade de vida aos idosos.

No final do evento, a secretária Gilma entregou um troféu de participação às entidades participantes do XVIII Fejati e da IV Mostra Cultural: UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco); A.C.M (Associação Cristã de Moços); A.C.I.M.O (Associação Comunitária de Idosos de Osasco); A.M.U.N.O (Associação das Mães do Novo Osasco); Comunidade Santíssima Trindade; SESI (Serviço Social da Indústria); Associação da Terceira Idade Novo Milênio; Associação Vicentina São Vicente de Paulo (Lar Bussocaba); Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO) e Associação Comunitária Nossa Senhora do Carmo (ANOSCAR).

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.