Início / Saúde / Prefeitura de Osasco inicia obras de construção de 2 UPAs

Prefeitura de Osasco inicia obras de construção de 2 UPAs

Com repasse de R$5,2 milhões do Ministério da Saúde, Osasco vai construir e equipar duas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento), uma na zona Sul e outra na zona Norte (Vila Menk), cuja pedra fundamental será lançada no dia 4 de agosto.

Cada unidade receberá R$ 250 mil por mês do ministério e funcionará em período integral, inclusive aos fins de semana.

O projeto da UPA 24 horas foi baseado na Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e, também, nas necessidades identificadas pela Secretaria de Saúde de Osasco. Ela não substitui as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). É um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, as UPAs 24 horas vão contribuir para que toda a rede de saúde de Osasco funcione melhor.

As unidades contarão com sala de estar, farmácia, sala de atendimento social, salas de exame, classificação de risco, coleta, sutura e curativo, odontologia, inalação, eletrocardiograma, imobilização, raio x e observação, além de consultórios de clínica médica, pediatria e ortopedia e quartos com leitos para adultos e crianças.


Saiba mais sobre as UPAs

As UPAs serão equipadas para atender a pequenas e médias emergências (inclusive odontológicas) e também pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital.

Cada UPA contará com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão para fazer as transferências, terão funcionamento articulado com o Programa Agente Comunitário de Saúde (PACS), os Hospitais, as 33 UBSs e as demais unidades de saúde do município, incluindo de apoio diagnóstico.

Em cada UPA será instalada uma Unidade de Saúde da Família (USF), para implantar, nos bairros do seu entorno, equipes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, incluindo um médico, o que possibilitará visitas cotidianas a milhares de pessoas.

Serviço

Lançamento da Pedra Fundamental da UPA zona Norte
4 de agosto de 2010
Vila Menk – 9 horas
Av. Alberto Jackson Byington, 822

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.