Início / Geral / Prefeitura de Osasco promove curso de LIBRAS

Prefeitura de Osasco promove curso de LIBRAS

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência e Promoção Social, promove o curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para servidores. Na tarde de terça-feira, 20 de abril, a cidade deu início, oficialmente, ao Projeto “Libra para Todos” que oferece cursos de capacitação para funcionários públicos. O evento aconteceu no auditório do Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), no bairro Bela Vista. Já o projeto será, inicialmente, direcionado aos profissionais da Secretaria de Assistência e Promoção Social, se estendendo posteriormente para a Educação, Esportes e demais secretarias e coordenadorias da administração.

Segundo a Secretaria de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá, o objetivo do projeto é difundir a língua brasileira de sinais por meio da comunicação. “A intenção é aproximar as pessoas surdas e ouvintes, quebrando a cultura do preconceito e promovendo a inclusão das pessoas com deficiência”, explicou.

Já a coordenadora do Serviço de Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência, Nanci Gonçalves Rebelo, afirmou que o projeto visa incluir o portador de deficiência auditiva na coletividade. “Queremos estabelecer a comunicação com o deficiente auditivo permitindo a inclusão dele na sociedade, que é a prerrogativa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, disse.

A abertura do evento aconteceu com a apresentação da Orquestra Violões, formada pelo grupo da Terceira Idade do CATI e regida pelo maestro Chico Neto. O projeto piloto conta com três turmas no município. Cada uma delas composta por 30 alunos, um total de 90, que farão o curso de LIBRAS. Haverá uma turma no prédio do CATI, que terá aulas as quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h. Duas outras turmas serão formadas nos CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jardim Veloso, na zona sul. As aulas serão das 9h às 11h. A outra turma terá aula no Jardim Piratininga, na zona norte, das 15h às 17h. As aulas nos CRAS acontecem as terças e quintas-feiras.

As aulas tiveram início no dia 20 de abril e se estendem até o dia 30 de setembro, com duas horas diárias. A carga horária será de 80 horas e será entregue a certificação para as pessoas que tiverem freqüência de 75%. O curso será apostilado e ministrado por dois professores. O público-alvo inicial é o servidor público. Em seguida, pode ser aberto à comunidade.

O evento contou também com a presença do ex-jogador do Corinthians, Júlio Cezar de Souza, bicampeão paulista em 1982/83 pela democracia corintiana de Sócrates, Vladimir e Casagrande. O atleta perdeu a audição aos 28 anos e deu o testemunho de força de vontade motivando os servidores e presentes no auditório do CATI. “O deficiente auditivo deve ter vontade de aprender e não se acomodar. As pessoas que trabalham com esse público precisam aprender como lidar com eles. Devem estimular o desenvolvimento de outras atividades e não se limitar a comodidade criada pelos próprios deficientes que, muitas vezes, também são acomodados e precisam mudar a sua cultura”, avaliou.

Também prestigiaram o evento a secretária Adjunta de Assistência e Promoção Social, Patrícia Dandalo, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Carlos Aparício Clemente, o vice-presidente da Associação de Surdos de Osasco, Luís Damasceno, o subcomandante da Guarda Municipal de Osasco, Rildo Fernandes e representantes do Conselho Municipal de Assistência e Promoção Social, dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

3 Comentários

  1. Poliane Ferreira

    Bom dia a todos.

    Vocês poderiam colocar cursos gratuitos na região de Osasco, que não seja online, para todos as pessoas que não tem condições, vocês pode ate esta se questionando, fala ou pensando, tem tantas faculdades que dão oportunidade para esses tipo de pessoas, mas muitos nao tem capacidade de enfrenta as oportunidade tem vergonha. Como  vocês poderiam revolver esse problema colocando curso de Teatro que ajudam pessoas tímidas a se comunicar melhor, curso de alta ajuda, iria ser uma alegria para minha pessoa como para muitos…

    Obs Nunca desista dos seus sonhos…

  2. Ola gostaria de saber como me escrevo p/ o curso de LIBRS em Osasco , obrigado Gislene Aline

  3. Ana Miriam Ribeiro

    Sou pegadoga e gostaria de saber como faço para me inscrever no curso de libras ,a região de osasco e qual o tempo de formação no curso. obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.