Início / Avisos / Prefeitura lança projeto “Cidadania Verde”

Prefeitura lança projeto “Cidadania Verde”

Prefeitura lança projeto “Cidadania Verde”A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), lançou um importante projeto na manhã de sexta-feira, dia 4. Trata-se do “Cidadania Verde”, ação que, em parceria com a Edmac (Empreendedores Defensores do Meio Ambiente e da Cidadania) pretende colaborar com o projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos na cidade, por meio da Educação Ambiental. O projeto tem apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

A coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de materiais recicláveis que serão levados às centrais de triagem e, depois encaminhados para serem reciclados. Atualmente, em Osasco, existem 2 centrais de triagem, onde funcionam as Cooperativas de catadores formadas a partir da orientação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI): a Coopernatuz e a Coopermundi.

Além da SEMA e da SDTI, outras secretarias então envolvidas no projeto, como é o caso da Educação. Para a secretária da pasta, Mazé Favarão, a participação nesse programa é fundamental. “Hoje a questão ambiental é imperativa, e passou a ser uma demanda do conjunto da humanidade. Por força das circunstâncias bastante prementes, devemos ser modelos do que fazer pelo meio ambiente”.

O “Cidadania Verde” é um dos “braços” do Programa Osasco Recicla, lançado recentemente pela Prefeitura de Osasco. De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental da SEMA, Claudete Michelassi, seu plano de trabalho consiste em levar aos bairros, sob forma de palestras, oficinas e distribuição de cartilhas, noções sobre preservação de recursos naturais e importância da reciclagem do lixo. “Uma vez informada, a população funciona como agente multiplicador de idéias. Nossa intenção é atingir 100% da cidade”. Serão 3 palestras por bairro, cujos temas são “O que é Meio Ambiente”, “A problemática do lixo” e “Gestão compartilhada dos resíduos sólidos”. Os primeiros bairros contemplados serão o Jd. Piratininga e a Vila Osasco, que receberão os agentes palestrantes já no dia 12.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, a implantação da coleta seletiva, feita pela administração pública, é a vitória de uma luta iniciada há 20 anos. “Quando lançamos a idéia de coleta seletiva em Osasco, há anos, éramos poucos os ambientalistas. Hoje, essa é uma questão global. Nesse tempo todo vimos que a consciência ambiental cresceu muito e hoje, mais do que nunca, são os educadores que darão sustentação a esse projeto. Temos que envolver milhares de pessoas nesse projeto para que consigamos, num prazo de dois anos, atingir toda a cidade”.

Marx também falou do apoio que vem recebendo da administração, que não mede esforços para viabilizar a implantação de projetos em sua secretaria. “Temos tido total apoio nas realizações da Secretaria de Meio Ambiente. Hoje, comemoramos o lançamento do Projeto “Cidadania Verde”, como forma de colaborar com o Osasco Recicla. Nossas ações têm tido sucesso porque temos um governo atento para as questões ambientais”, completou.

Acompanharam o lançamento do projeto, o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antonio Jardim, que, segundo Marx, também têm sido um importante aliado de sua pasta; os presidentes da Coopernatuz e da Coopermundi; e o presidente da Edmac, José Raimundo Santana de Matos.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.