Início / Avisos / Prefeitura lança projeto de segurança no trânsito em área escolar

Prefeitura lança projeto de segurança no trânsito em área escolar

Prefeitura lança projeto de segurança no trânsito em área escolarUma ação intersecretarial promete melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Osasco, sobretudo a dos pais e alunos em idade escolar. Trata-se do Programa de Mobilidade Segura em Áreas Escolares, desenvolvido pela Secretaria de Serviços Municipais (SESM), de Educação (SE) e de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU).

O projeto é um complemento do PEPP (Projeto Eco-Político Pedagógico), e terá como base, informações colhidas nas escolas sobre potenciais riscos que as crianças correm no trânsito em seu trajeto diário casa/escola. Essa pesquisa será feita com pais, alunos e professores. “A idéia é ouvir a comunidade, reforçando ainda mais um dos pilares da administração, que é a participação popular na construção de um governo democrático”, explicou Luciano Jurcovichi, Secretário de Serviços Municipais.

De posse dessas informações, entram em cena os mapas geo-referenciados pela Secretaria de Habitação, que já tem um banco de dados, elaborado nos últimos 3 anos, com informações sobre áreas escolares. Assim, será possível elaborar um relatório contendo o histórico do que acontece em um raio de 200 metros da unidade escolar, apontando número e tipo de acidentes de trânsito.

Prefeitura lança projeto de segurança no trânsito em área escolarO resultado disso dará subsídio às equipes do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Osasco (Demutran), para que haja intervenções mais contundentes nas áreas que apresentarem maior problema. Como projeto piloto, 2 escolas, indicadas pela Secretaria de Educação, serão contempladas inicialmente. A expectativa é que, em 2009, a implantação ocorra em toda a rede.

De acordo com o secretário da SESM, todas as escolas públicas de Osasco, inclusive as estaduais, já receberam sinalização básica e padronizada, como placas de advertência e faixas de pedestres. Agora, com esse projeto, lançado na manhã de segunda-feira, dia 7, a intervenção será ainda maior, objetivando a proteção de pedestres e motoristas. Na ocasião da apresentação do programa, cerca 200 professores assistiram à palestra.

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.