Início / Cultura e Lazer / Artes / Feira Móvel / Prefeitura lança projetos Feira Móvel e Agricultura Urbana

Prefeitura lança projetos Feira Móvel e Agricultura Urbana

Ônibus adaptados e climatizados irão levar produtos de qualidade a preços baixos às comunidades carentes

A Prefeitura de Osasco promoveu na segunda-feira, 30 de junho, na Vila Canaã, o lançamento de dois projetos inédito na região: “Feira Móvel e Solidária” e “Agricultura Urbana”, desenvolvidos por uma parceria entre a CMTO, o Centro de Estudos e Educação Popular (Ceep), e as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (Programa Osasco Solidária), e Indústria, Comércio e Abastecimento, com financiamento do Ministérios do Desenvolvimento Social – FINEP.

Constitui ação do MDS/SESAN e integra o Programa Fome Zero. Permite a produção de alimentos com uso de tecnologias para a “produção, beneficiamento e comercialização de produtos agroalimentares, orientados nas práticas de Economia Solidária, Inclusão Social, na perspectiva agroecológica e orgânica”.

Em Osasco, estas ações tiveram início em 2007, com a implantação da Horta Modelo, situada no Jardim Piratininga, Zona Norte. Agora, a cidade deverá contar com mais 6 hortas em novos espaços urbanos, em comodato com a AES Eletropaulo, visando a produção, alimentação e geração de ocupação e renda, por meio de assessoria técnica, através da Incubadora Pública, para a estruturação de empreendimentos populares e solidários, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social do município, sobretudo aquelas que compõem o Programa Bolsa Família.

A primeira área a ser implantada está localizada na avenida Gêneses, s/n, Vila Canaã – na faixa do “Linhão da AES Eletropaulo -, as demais estão situadas nos bairros Padroeira II (área Y), Jd. Baronesa, Parque Mazzei e Rochadalle. A Prefeitura espera implantar todas as áreas até junho de 2009.

Nesta nova fase o Projeto contará também com a parceria das secretariais de Habitação, Saúde, Obras e Indústria, Comércio e Abastecimento, além de Organizações Não Governamentais.

FEIRA MÓVEL – Já o projeto Feira Móvel consiste na estruturação e adaptação de dois ônibus climatizados e dotados com prateleiras, gôndolas, cozinha experimental, som e vídeo. Os veículos serão transformados em feiras móveis e solidárias para atender populações de áreas onde não existem feiras livres, com hortifrutigranjeiros sem adição de agrotóxicos, cereais, os artigos da Padaria Solidária Pão Sol e produtos não perecíveis. Ele foi implantada na cidade com o apoio da Organização Social CEEP (Centro de Educação, Estudos e Pesquisas). Os produtos serão vendidos a preços populares integrando o atual sistema de abastecimento da cidade.

INTEGRAÇÃO – Os dois projetos funcionarão de forma integrada. As hortaliças cultivadas nas hortas do Projeto de Agricultura Urbana circularão à venda no Feira Móvel e Solidária, bem como os produtos da Padaria Solidária Pão Sol.

As comunidades atendidas pelo Projeto Feira Móvel também poderão participar de oficinas nas áreas de aproveitamento de alimentos, higiene em alimentação, segurança alimentar e outros. “Esse momento de inauguração dos projetos Agricultura Urbana e Feira Móvel é um sonho que já vem sendo construído há um bom tempo e que hoje se torna realidade. Esse é um exemplo de matricialidade das políticas públicas, pois a execução das ações será feita em parceria entre o poder público, entidades e os trabalhadores”, disse a titular da SDTI, Dulce Helena Cazzuni, que na ocasião representava o prefeito Emidio de Souza.

Também participaram do evento os secretários municipais Antônio Jardim (Sica), Carlos Marx (Sema), a vereadora Sônia Rainho; a gerente de Comodatos, Flávia Galdeano; o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Marcos Miguel; a representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luciane Ferrareto; o coordenador Administrativo da Fundação Mokiti Okada, Yoshiro Nagai; além do representante Centro de Educação, Estudos e Pesquisas, Cícero Crato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.