Início / Saúde / Projeto Práticas Corporais e Saúde promove mais uma atividade para a melhoria da qualidade de vida em Osasco

Projeto Práticas Corporais e Saúde promove mais uma atividade para a melhoria da qualidade de vida em Osasco

Hábitos Saudáveis de Vida: Alimentação e Nutrição foi tema de encontro promovido pelo Programa Práticas Corporais e Saúde, iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco, que integra o conjunto de ações do Programa Osasco Saudável, no dia 8 de novembro, na Praça Ilha de Marajó no IAPI. Essa atividade é a primeira, de um total de três, com o objetivo de sensibilizar a população para a adoção de hábitos mais saudáveis relacionados à alimentação.

Orientada por Luciana Sampaio, nutricionista e coordenadora do Programa de Saúde da Criança de Osasco, a conversa reuniu mais de 50 pessoas, incluindo os participantes das atividades do Núcleo de Práticas Corporais e Saúde do IAPI, sobre alimentação e nutrição.

Segundo Rosana Marcondes, coordenadora do Programa Práticas Corporais e Saúde da Secretaria da Saúde, a parceria com a Secretaria de Esporte é de suma importância para que seja possível, cada vez mais, promover saúde em nosso município. “Esse Programa intersetorial responde à necessidade de produção de políticas públicas integradas, imprescindíveis para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”.

Na ocasião, os agentes comunitários de saúde da UBS do Piratininga destacaram que ações como estas são muito importantes já que apóiam e orientam a comunidade em relação à boa alimentação e à prática de esportes, influenciando na melhoria da condição de vida e na auto- estima das pessoas. Além disso, ressaltaram que a comunidade já está mudando seus hábitos, adotando práticas mais saudáveis na alimentação e na prática de exercícios.

Para Maria Salete Oliveira, paciente da UBS, o encontro foi muito marcante, já que a nutricionista abordou o tema de forma criativa e prática. “Essa roda de conversa abriu a minha mente para práticas simples que poderei adotar. Levarei estas dicas para minha casa imediatamente”, enfatizou.

O Núcleo Práticas Corporais e Saúde do IAPI é conduzido pela professora Rosângela Esteves, da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, tendo como referência e apoio o trabalho de promoção à saúde da UBS do Piratininga e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) desta mesma Unidade de Saúde.

Sobre o Projeto

O Programa Práticas Corporais e Saúde, parte do Programa Osasco Saudável, tem como objetivo a promoção da saúde, proporcionando mais qualidade de vida para a população de Osasco, sobretudo com a prática de atividades físicas e promoção dos hábitos saudáveis de vida. Atualmente são 30 grupos localizados em diferentes bairros da cidade, com diversas atividades, como caminhadas, danças e voleibol adaptado.

Mais informações:

Secretaria da Saúde: 3681-2585 com Rosana
Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer: 3654-2163 com Ronan

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Além disso, verifique

No Dia Mundial da Saúde, Osasco lança “A Saúde Mais Perto de Você”

“A ideia e fazer essa atividade trimestralmente. A próxima edição acontecerá na zona Sul da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA *