Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Início / Eventos / Projovem reúne dezenas de adolescentes em workshop sobre o meio ambiente em Osasco

Projovem reúne dezenas de adolescentes em workshop sobre o meio ambiente em Osasco

248-ivan-cruz-3Mais de 80 jovens de diversos bairros de Osasco apresentaram trabalhos feitos com produtos recicláveis no Núcleo de Educação Ambiental

Dentro da programação de comemoração da Semana do Meio Ambiente, em Osasco, foi realizado entre os dias 2 e 3 de junho – quarta e quinta-feira – o I Workshop de Meio Ambiente, promovido pelo Projovem Adolescente, numa parceria entre as Secretarias de Assistência e Promoção Social e do Meio Ambiente. O evento, que reuniu mais de 80 adolescentes dos mais diversos bairros de Osasco, foi realizado no Núcleo de Educação Ambiental, Rua Georgina, 64, no Jardim das Flores.

248-ivan-cruz-6A abertura do workshop, na quarta-feira, contou com a presença dos secretários Carlos Marx (Meio Ambiente), e Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social), além de assessores e diretores dessas duas secretarias e diretores de diversas ONGs e outras entidades que apoiaram o evento. Mesmo numa manhã de frio intenso, foi possível constatar a alegria e a felicidade dos adolescentes durante a apresentação dos trabalhos.

São dezenas de trabalhos confeccionados com produtos recicláveis, como garrafas pet, plástico, latinhas de aço, borracha, papelão e outros. Reciclando e reutilizando esses produtos, cujo destino seria o lixo, os jovens produziram poltronas, pufs, maquetes, cortinas e uma série de outros utensílios, que podem ser úteis nas residências e também comercializados, transformando o lixo numa fonte de renda.

Durante o evento, foram exibidos também curtas metragem e apresentadas peças de teatro enfocando o tema Meio Ambiente e a importância de se proteger a natureza. O Projovem atende os alunos no contraturno escolar e, durante mais de dois meses, os estudantes receberam orientações para a organização e realização do Workshop de Meio Ambiente. Além das aulas teóricas, eles participaram também de aulas práticas no Núcleo de Educação Ambiental. Todos os trabalhos foram coordenados pelo professor Luiz Aparecido dos Santos, capacitador social da Secretaria de Assistência e Promoção Social.

Para a secretária Gilma Rossafa, o empenho dos adolescentes na organização do evento é o reflexo da importância que eles dão a temas quando a sociedade ou o poder público dão a eles a oportunidade de participarem. “Sem vivenciar não é possível mudar atitudes. Quando damos oportunidades de participação aos jovens, o resultado é esse que estamos vendo aqui, com a questão do meio ambiente, tão importante para o ser humano. É muito importante que desde cedo os jovens aprendam a questionar para mudar e isso só acontece com a participação efetiva deles nas discussões e nas soluções dos problemas”, disse Gilma.

Por sua vez, Carlos Marx destacou a importância da conscientização de todas as pessoas sobre a necessidade de defender a natureza, a partir do mais simples ato dentro de casa, na separação do lixo, ou nas ruas evitando jogar papel ou qualquer outro tipo de embalagem nas vias públicas. “E para essa conscientização procuramos promover uma série de eventos durante a Semana do Meio Ambiente, entre os dias 1 a 6 de junho. A defesa do meio ambiente, além de ser uma responsabilidade do poder público, tem que ser também uma luta diária de cada cidadão. Estamos vendo aqui que quando há a participação, muita coisa se pode fazer em termos de reciclagem do lixo e, consequentemente, na proteção da natureza”, afirmou Marx.

Além disso, verifique

Gastronomia

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (SICA) promoverá …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.