Projeto Práticas Corporais e Saúde promove mais uma atividade para a melhoria da qualidade de vida em Osasco

Por victa - qui nov 25, 12:34 pm

Hábitos Saudáveis de Vida: Alimentação e Nutrição foi tema de encontro promovido pelo Programa Práticas Corporais e Saúde, iniciativa da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Osasco, que integra o conjunto de ações do Programa Osasco Saudável, no dia 8 de novembro, na Praça Ilha de Marajó no IAPI. Essa atividade é a primeira, de um total de três, com o objetivo de sensibilizar a população para a adoção de hábitos mais saudáveis relacionados à alimentação.

Orientada por Luciana Sampaio, nutricionista e coordenadora do Programa de Saúde da Criança de Osasco, a conversa reuniu mais de 50 pessoas, incluindo os participantes das atividades do Núcleo de Práticas Corporais e Saúde do IAPI, sobre alimentação e nutrição.

Segundo Rosana Marcondes, coordenadora do Programa Práticas Corporais e Saúde da Secretaria da Saúde, a parceria com a Secretaria de Esporte é de suma importância para que seja possível, cada vez mais, promover saúde em nosso município. “Esse Programa intersetorial responde à necessidade de produção de políticas públicas integradas, imprescindíveis para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”.

Na ocasião, os agentes comunitários de saúde da UBS do Piratininga destacaram que ações como estas são muito importantes já que apóiam e orientam a comunidade em relação à boa alimentação e à prática de esportes, influenciando na melhoria da condição de vida e na auto- estima das pessoas. Além disso, ressaltaram que a comunidade já está mudando seus hábitos, adotando práticas mais saudáveis na alimentação e na prática de exercícios.

Para Maria Salete Oliveira, paciente da UBS, o encontro foi muito marcante, já que a nutricionista abordou o tema de forma criativa e prática. “Essa roda de conversa abriu a minha mente para práticas simples que poderei adotar. Levarei estas dicas para minha casa imediatamente”, enfatizou.

O Núcleo Práticas Corporais e Saúde do IAPI é conduzido pela professora Rosângela Esteves, da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, tendo como referência e apoio o trabalho de promoção à saúde da UBS do Piratininga e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) desta mesma Unidade de Saúde.

Sobre o Projeto

O Programa Práticas Corporais e Saúde, parte do Programa Osasco Saudável, tem como objetivo a promoção da saúde, proporcionando mais qualidade de vida para a população de Osasco, sobretudo com a prática de atividades físicas e promoção dos hábitos saudáveis de vida. Atualmente são 30 grupos localizados em diferentes bairros da cidade, com diversas atividades, como caminhadas, danças e voleibol adaptado.

Mais informações:

Secretaria da Saúde: 3681-2585 com Rosana
Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer: 3654-2163 com Ronan

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Insira um comentário


8 + 1 =