Início / Saúde / Secretaria da Saúde de Osasco estende realização de exames de osteoporose até o dia 9 de outubro

Secretaria da Saúde de Osasco estende realização de exames de osteoporose até o dia 9 de outubro

Em comemoração à semana do Idoso, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Departamento de Atendimento Primário, está promovendo exames para detecção da Osteoporose. E, por conta da grande procura por parte da população idosa do município, a campanha foi prorrogada até o dia 9 de outubro.

Desde o dia 28 de setembro estão sendo realizados exames de ultrassonometria de calcâneo para idosos a partir de 60 anos moradores de Osasco. O exame ocorre de maneira rápida e, em cerca de 10 minutos o resultado já está pronto, mostrando se o paciente tem ou não osteoporose; ou o risco de desenvolver a doença.

No primeiro dia da campanha (28/9) houve cerca de 40 atendimentos no Centro de Atenção ao Idoso, e de 60 atendimentos no segundo dia. Já na unidade do Km 18 houve 50 atendimentos no dia 29/9.

Voltados a homens e mulheres a partir dos 60 anos, os exames serão realizados das 8h às 16h, até o dia 09/10 no Centro de Atenção ao Idoso Único Galafrio, em Presidente Altino e, a partir do dia 29, na Unidade Básica de Saúde Padre Rafael Bussato, no Km 18.

Os idosos que apresentarem um indicativo positivo serão encaminhados para fazer gratuitamente a desintometria óssea, um exame mais específico, que será agendada para o mês de janeiro.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que causa a redução da quantidade e da qualidade de massa óssea, levando a um aumento no risco de fraturas. Os fatores de risco são: baixo peso, raça branca, histórico da doença na família, deficiência hormonal, uso de medicações como corticóides, tabagismo, ingestão regular de bebidas alcoólicas, falta de atividade física regular e dieta pobre em cálcio. Como medida de prevenção, recomenda-se a prática de uma atividade física regular, ter uma alimentação rica em cálcio e exposição adequada ao sol para estimular a formação de vitamina D.

Locais de atendimento:

Exame de Ultrassonometria de Calcâneo

Data/Hora: de 28/09 a 09/10, das 8 às 16h

Centro de Atenção ao Idoso Único Gallafrio
R. Atília Delboni Biscuola, 927 – Presidente Altino
Fone: 3681 0307

UBS Padre Rafael Bussato – Km 18
R. José Pedro Filho, 33
Fone: 3607 3174

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

um comentário

  1. gostaria de ver os resultados dos meus  exames

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.