Início / Cultura e Lazer / Secretaria de Cultura promove IX Festival de Curtas de Teatro em Osasco

Secretaria de Cultura promove IX Festival de Curtas de Teatro em Osasco

A temporada está aberta e conta com 18 apresentações de grupos teatrais de Osasco e região

Tiveram início na noite de segunda-feira, 21 de junho, as apresentações do IX Festival de Curtas de Teatro de Osasco (FECT), que acontecem até o dia 27 de junho, no Teatro Municipal, a partir das 19h30. Promovido pela Secretaria da Cultura de Osasco e pela Comissão da Escola de Artes César Antônio Salvi, o festival conta com espetáculos de duração entre dez e vinte minutos, de grupos de artes cênicas de alunos, ex-alunos e artistas amadores de Osasco e região.

São três apresentações diárias dos 18 grupos teatrais inscritos no FECT, no Teatro Municipal de Osasco, até sábado, 26 de junho. No último dia de evento, 27 de junho, serão premiados com troféus os três primeiros colocados, além das premiações individuais para ator, direção, texto original, atriz, ator coadjuvante, sonoplastia, atriz coadjuvante, cenário, figurino e maquiagem, feita por uma comissão julgadora formada por três jurados, que serão responsáveis pela avaliação das apresentações. São eles: os produtores culturais Romeu Maccioni e Orlando Baptistine e a professora de teatro da escola de Artes, Ana Angélica.

Para a secretária de Cultura, Helena Maria Ferrari, o evento é um estímulo aos amantes do teatro. “Com essa realização fortalecemos a escola de atores e buscamos descobrir novos talentos que existem na cidade. O objetivo é incentivarmos as artes cênicas. Essa proposta vem de encontro com a administração do prefeito Emidio, que é dar oportunidade, agir democraticamente, proporcionar a participação e o desenvolvimento do ser humano”, destacou.

Na abertura dos espetáculos, Ferrari ressaltou ainda o valor do FECT. “As artes cênicas apresentam várias linguagens ao mesmo tempo. É de grande beleza, muito valorizada mundo a fora, e nós, em Osasco, também damos muita atenção. Aqui, revelamos novos talentos, como diretores, atrizes, atores e também estimulamos o intercâmbio entre grupos de teatros”, revelou.

De acordo com a diretora da Secretaria da Cultura e coordenadora do evento, Lilian Lozano Fernandes, o objetivo do evento é incentivar as manifestações culturais. “É importante darmos suporte e realizarmos eventos em que os jovens possam demonstrar seu potencial e também desenvolver seu trabalho. Isso é muito significativo para eles e para o Brasil”, destacou.

O vereador Mario Luiz Guide, que também compareceu ao evento, elogiou os participantes do FECT. “É importante termos todos os instrumentos de formação e conscientização. Devemos valorizar o fomento da cultura no país. Iniciativas como essa são importantes para a construção de cidadãos autônomos e críticos. Parabéns à secretaria de Cultura, à Escola de Artes e ao prefeito Emidio por entender a importância da cultura”, finalizou.

Serviço:

Festival de Curtas de Teatro
Até: 27/6, a partir das 19h30
Local: Teatro Municipal de Osasco
Avenida dos Autonomistas, 1533 – Vila Campesina
Entrada: R$ 2,00

Além disso, verifique

Osasco comemora seus 51 anos com uma programação extensa

Osasco chega aos 51 anos de emancipação político-administrativa como a 4ª cidade mais rica do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.