Início / Educação / Secretária de Educação apresenta avanços de Eixo Temático do Projeto Osasco 50 Anos

Secretária de Educação apresenta avanços de Eixo Temático do Projeto Osasco 50 Anos

A secretária de Educação de Osasco, Mazé Favarão, mediou, na sexta-feira, dia 25 de novembro, o Encontro do Eixo Temático Educação do Projeto Osasco 50 Anos. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Professores, na Avenida Marechal Rondon, 263, Centro, e contou com a participação de cerca de 110 pessoas, integrantes da rede municipal de Ensino.

O Encontro do Eixo “Educação” teve como proposta apresentar um balanço de todas as atividades e diretrizes do projeto, além de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas no segmento educação. O Osasco 50 Anos visa planejar, em parceria entre a administração municipal e a sociedade civil, a cidade para o seu cinqüentenário, por meio de uma série de metas a serem alcançadas, em todos os setores da administração, até 2012.

As diretrizes abordadas pelo Eixo foram: 1) Erradicação do analfabetismo e promoção da inclusão social e cidadania; 2) Democratização do ensino infantil e promoção da igualdade de oportunidades; 3) Garantia do ensino público e gratuito universal e erradicação das causas educacionais de desigualdade social; 4) Engajamento do município no esforço pela qualidade do ensino médio e do ensino profissionalizante e 5) Contribuição para a adequação do ensino superior à realidade da cidade e às expectativas de seus cidadãos.

Segundo Mazé, em 2007 o índice de analfabetismo na cidade era de 9,6%. Em 2011, o número caiu para 3,4% e o objetivo em 2012 é reduzir esse percentual a 3%. “Com muito esforço e atenção pontual conseguimos melhorar índices negativos e dignificar ainda mais a alfabetização na cidade”, disse. Ela ainda completou esclarecendo o intuito do encontro. “A apresentação dos Eixos Temáticos faz parte do planejamento público da nossa administração. Eles organizam nossas diretrizes e ações de trabalho e preparam nossos funcionários para atender as demandas da sociedade”, reforçou.

Dentre os principais pontos abordados em sua apresentação, Mazé ressaltou o aumento de reformas e construções de EMEIs, EMEFs e creches neste ano; dinamismo das ações intersecretariais; aumento da segurança em escolas e articulação com diversas instituições de segurança pública para reforço tático; aumento de vagas em creches; recursos obtidos pelo PAC II para construção de 6 novas creches; atendimento rotativo de 18 mil crianças e adolescentes no projeto “Escolinha do Futuro”; atendimento, em 2010, de mais de 5 mil famílias através do projeto “Escola vai para Casa”; salto de 2,8 mil matrículas efetivas de EJA/MOVA em 2009 para 3,7 mil em 2011; e reajuste salarial de 17% aos Professores de Desenvolvimento Infantil (PDI) da Rede Municipal de Ensino em 2011.

Por fim, o diretor da FITO, Rodrigo Motta, que faz parte da Comissão de Acompanhamento do Projeto Osasco 50 Anos, explicou as 4ª e a 5º Diretrizes. Ele fez questão de salientar o protagonismo da cidade como pólo na Grande São Paulo de congregação de fortes e renomadas instituições de ensino público e privado. “O prefeito Emidio tem nos estimulado e dito que precisamos fortalecer ainda mais a educação na cidade e voltar nossas atenções para a qualidade do ensino superior oferecida na região. Hoje as faculdades já olham a vocação e a orientação de mercado e muitas empresas absorvem mão-de-obra de nossos estudantes’”, encerrou.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.