Início / Educação / Secretaria de Educação de Osasco dá início ao Programa de Apoio e Aperfeiçoamento do Profissional de Educação (PAAPE) 2011

Secretaria de Educação de Osasco dá início ao Programa de Apoio e Aperfeiçoamento do Profissional de Educação (PAAPE) 2011

Em sua terceira edição, projeto traz uma agenda de cursos, palestras e atividades ligadas ao bem-estar e ao aperfeiçoamento profissional dos funcionários de unidades educacionais de Osasco

A Secretaria de Educação de Osasco acaba de relançar o Programa de Apoio e Aperfeiçoamento do Profissional de Educação (PAAPE). Agora em sua terceira edição, o projeto traz uma novidade: todas as 150 unidades educacionais do município receberão oficinas de cursos de aperfeiçoamento e atividades físicas, abertas à participação de todos os funcionários da unidade. Anteriormente, as aulas eram realizadas unicamente no Centro de Formação, que continua a receber cursos e atividades.

Na CEMEI Lourdes Cândida Faria, no Jardim Piratininga, 30 funcionárias se inscreveram para o curso de dança, que na primeira aula trouxe passos básicos de forró e pagode. As profissionais mostraram-se entusiasmadas com o programa, conforme conta a diretora da unidade, Maria Isabel Góis. “É uma abertura muito legal ao profissional da educação. Por isso tantas se animaram a participar e quebrar um pouco a rotina”, conta.

A professora da CEMEI, Ana Maria Bittencourt, acha que a iniciativa é um “excelente cuidado com o professor”. Para a também professora Terezinha de Jesus Garcia, a dança é uma ótima forma de unir o grupo e ajudar a relaxar. “Todas estão participando, e a professora é muito paciente, então ninguém fica constrangido”, afirma.

A creche Sadamitu Omosako, no Jardim Munhoz Jr., recebeu, na quinta, 28 de abril, sua primeira aula de Tai Chi Chuan, uma prática corporal chinesa milenar, que une meditação a leves movimentos que ensinam a respeitar o corpo. A diretora da creche, Maria Elisabete, comentou como a aula iria afetar positivamente o resto de seu dia, assim como o de suas funcionárias. “Adorei a aula, adoraria se acontecesse sempre. É perceptível como faz bem para nós e nos ajuda a relaxar”, afirmou.

A professora Stela da Silva Pereira, participante da aula de Tai Chi Cuan, complementa: “É tanta coisa que acontece no nosso dia… Foi uma ótima maneira de combater o stress e se acalmar. De agora em diante, vou sempre seguir as dicas do professor para relaxar corpo e mente, e vou ensinar para a minha filha, também”.

Nas escolas, o programa tem duração de um mês – 1 aula por semana, durante 4 semanas. No Centro de Formação, os cursos têm duração de 7 meses. Para participar dos cursos de aperfeiçoamento, é necessário ser convocado.

A função do PAAPE é integrar os funcionários, aperfeiçoar seus conhecimentos e incentivar práticas saudáveis, atitudes que afetam diretamente o desempenho profissional. Em 2010, o programa beneficiou 5,1 mil profissionais da educação e 634 profissionais em formação de livre adesão (fora do horário de trabalho). Foram oferecidos 28 cursos, com 148 turmas. A meta deste ano é dobrar o número de participantes.

O PAAPE oferece oficinas de psicossocioterapia (controle de estresse), reflexologia e reabilitação, ginástica e movimento, concentração e equilíbrio, linguagens do corpo, coral, sarau, danças circulares, linguagem fotográfica e curta-metragem.

As inscrições podem ser feitas a qualquer momento, enquanto houver vaga no curso. Basta se informar com a secretaria da escola. Outras informações sobre o PAAPE podem ser obtidas pelo e-mail paape@sed@hotmail.com ou na secretaria do Centro de Formação, pelo telefone 2183-0949.

Além disso, verifique

Secretaria de Educação de Osasco saúda servidores para a volta às aulas

Início do ano letivo na rede municipal acontece no dia 6 de fevereiro No mês …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.