Início / Saúde / Secretaria de Saúde de Osasco promove caminhada e feira de incentivo ao aleitamento

Secretaria de Saúde de Osasco promove caminhada e feira de incentivo ao aleitamento

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 2 a 7 de agosto, a Secretaria de Saúde, por meio do Hospital e Maternidade Amador Aguiar e dos Programas Saúde da Criança e Saúde da Mulher, realiza, no dia 7 de agosto, caminhada e feira de incentivo ao aleitamento materno em Osasco. Neste ano, o tema do evento é “Amamentação: apenas 10 passos! O caminho amigo do bebê”, que tem o propósito de divulgar as estratégias do Hospital Amigo da Criança.

Com a participação de mães, colaboradores do evento e da população, a 1ª Caminhada de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno de Osasco sairá às 9h do estacionamento da Prefeitura, rumo ao Osasco Plaza Shopping, onde acontecerá a abertura oficial da feira.

Haverá stands com informações e oficinas sobre os temas “Aconselhamento em Aleitamento Materno”; “Sim, é possível amamentar o bebê de UTI com leite materno”; “Centro de Parto Natural – amamentação na 1ª meia hora de vida”; “Importância do Alojamento Conjunto”; Banco de Leite Humano”; “O Papel das Unidades Básicas de Saúde em Prol do Aleitamento Materno”; “Gravidez de alto-risco x Aleitamento Materno”; e “Pintura para as crianças”.

Segundo a enfermeira, diretora administrativa e presidente da Comissão Interna do IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) da Maternidade Municipal Amador Aguiar, Cláudia Garcia, esse evento tem como objetivo divulgar para toda a população e profissionais da saúde as vantagens de ter um Hospital Amigo da Criança no município e mostrar a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, e continuado até o segundo ano ou mais.

Quando as mães têm informações sobre as práticas saudáveis para ela e para o seu bebê, incluindo a importância do aleitamento exclusivo desde o pós-parto imediato e até no mínimo os seis primeiros meses de vida, ajudando em seu desenvolvimento físico e emocional, a amamentação torna-se mais fácil. Além disso, a taxa de mortalidade em crianças com menos de cinco anos de idade chega a mais de 10 milhões a cada ano no mundo, por doenças que podem ser evitadas com medidas simples como o aleitamento materno.

“Para ser uma Maternidade Amiga da Criança precisamos trabalhar continuamente para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas entre outros) para que repensem suas atitudes e reciclem o conhecimento sobre o aleitamento, com a finalidade de evitar o desmame precoce e conscientizar toda a família de quanto é importante o seu apoio durante o período de amamentação”, ressaltou Dr. Egidio Malagoli Neto, médico obstetra e Superintendente da Maternidade Amador Aguiar.

A Maternidade Municipal Amador Aguiar conta com grupo de Apoio ao Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano e está localizada na Avenida Getulio Vargas, 1260 – Jardim Piratininga – Osasco, telefone 2183-3400.

Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi criada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, por meio dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.

A Maternidade Municipal Amador Aguiar é a única da região que possui o título de Hospital Amigo da Criança desde o ano 2000. Hoje, no Brasil, há 323 hospitais com o título, sendo 35 deles no Estado de São Paulo e 1 deles na cidade de Osasco.

Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3. Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4. Ajudar a mãe a perceber os sinais de prontidão do bebê para a amamentação na primeira meia hora após o parto, sendo proporcionado o contato pele a pele.

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6. Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

Serviço:

Caminhada de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno
Data/Hora: 7 de agosto, 9h
Saída: Estacionamento da Prefeitura
Chegada: “calçadão” em frente ao Osasco Plaza Shopping

Feira de Aleitamento Materno
Data/Hora: 7 de agosto, das 10 às 16h
Local: “calçadão” em frente ao Osasco Plaza Shopping

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.