Início / Parceiros / Sema Osasco inicia mutirões de limpeza 2013

Sema Osasco inicia mutirões de limpeza 2013

136 - Divulgação (1)Ação pretende conscientizar população da importância de descartar corretamente o lixo e manter a cidade limpa

Começou no sábado, 23 de fevereiro, a edição 2013 dos mutirões de limpeza e conscientização, promovidos pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco. A primeira ação ocorreu no Parque Dionísio Álvares Mateos, no Jardim das Flores, e segue mensalmente em outros parques, praças e vias da cidade.

“Não devemos jogar lixo nas ruas, nos rios e parques porque essa ação provoca alagamentos e assoreamento dos corpos d’água. É preciso preservar o meio ambiente e uma das ações é separar os materiais recicláveis em casa e entregá-los nos postos de coleta”, comentou o ambientalista e secretário de Meio Ambiente Carlos Marx na abertura da atividade.

Voluntários e educadores da Sema, bem como crianças e jovens do Grupo Escoteiro Órion 297/SP, recolheram em pouco mais de uma hora de caminhada, dentro e fora do parque,um número significativo de materiais. Dentre eles, caixinhas de lanches, de cigarros, garrafas pet (água e suco), pano, chinelos, vassouras, sacolas plásticas, isopor, pedaços de madeira, solas (de sapatos e tênis), jornal, embalagens de salgadinhos, etc.

Para Terezinha Silveira de Sant’anna, diretora presidente do Grupo Escoteiro Órion, o mutirão é uma das formas de conscientizar as pessoas, principalmente as crianças e os jovens estimulando-os a deixar o espaço melhor para estar e viver. “Cada vez mais precisamos estimular os adolescentes a pensar e a cuidar do Meio Ambiente”.

Nicole Santos Sousa, 10 anos, é escoteira do Órion e adorou participar do mutirão. “Pra mim foi divertido e a gente tem mesmo que deixar tudo limpo. Tinha muito resíduo nas margens do lago do parque. Não sei se tem peixe mais eu vi vários patos”, comentou a estudante que ficou abismada com o chinelo e os vários sacos plásticos retirados do lago.

Já Marta Pompilha, gestora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque Chico Mendes, disse ser os mutirões ferramentas importantes para propagar as boas práticas ambientais e ajudar a conscientizar as pessoas quanto a relevância da coleta seletiva, de não jogar lixo nos parques uma vez existir lixeiras para o descarte correto. “Descartar lixo corretamente é uma questão de educação. Ser diferente é escolher fazer a coisa certa”.

No final da atividade, Carlos Marx agradeceu a presença de todos e falou sobre as atividades da Sema. “Faremos um mutirão de limpeza por mês e poderá ser num parque, praça ou rua. Temos a política de tolerância zero contra o despejo irregular de lixo e entulho no município e essa é uma determinação do prefeito Jorge Lapas e conta com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar”.

Marx comentou ainda sobre a A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) que visa uma gestão socioambiental sustentável através da conscientização ampla de cada servidor quanto a importância da adoção de critérios ambientais, a exemplo, gestão adequada dos resíduos gerados e principalmente gestão dos recursos naturais com uma proposta de melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.

As sacolas usadas no recolhimento do lixo desta ação foram doadas pela C&C Materiais de Construção. O próximo mutirão será no final de março. A recomendação para quem deseja participar dos mutirões é usar sapato fechado, roupa fresca, protetor solar e boné.

Mais informações pelo telefone 3652-9511 ou sema@osasco.sp.gov.br

Além disso, verifique

Auxiliar Administrativo – Elithe RH – Osasco, SP

Atender clientes internos e externos usando as ferramentas (e-mails, telefones, Nextel) Registrar os atendimentos efetuados para as áreas nos bancos de dados...
De Elithe RH - 08 Mar 2013 00:37:07 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.