Início / Geral / Seminário “Oportunidades de Negócios com a China” amplia Relações Internacionais de Osasco

Seminário “Oportunidades de Negócios com a China” amplia Relações Internacionais de Osasco

Os empresários de Osasco tiveram a oportunidade de participar, na tarde de terça-feira, dia 13 de abril, do seminário “Oportunidades de Negócios com a China”, promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO).

Com o objetivo de estabelecer novas relações econômicas e comerciais entre a China e Osasco, e fortalecer as já existentes, o seminário contou com palestras de Wladimir Milton Pomar, diretor de negócios da BWP Projetos, Consultorias e Participações; e Roberto Trevas, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Recife.

Realizando a abertura do evento, o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Aldo Rocha, falou sobre o objetivo do seminário, enfatizando seu caráter bilateral. “Queremos aproximar os governos das empresas para discutir não só o papel do poder público nessas relações bilaterais, mas também potencializar as ações das empresas da nossa cidade na relação com países como a China”, disse. E destacou ainda a importância do país nas relações comerciais com a cidade. “A China hoje exerce um papel fundamental e estratégico no mundo e é, sem dúvida, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. Além disso, a China hoje, considerando-se países e blocos econômicos, é o maior exportador de produtos diversos para a cidade de Osasco”, afirmou.

O presidente da ACEO, André Menezes, falou em nome dos empresários e industriais de Osasco: “Para nós é muito importante uma parceria com a China, país que está em franca expansão, com um mercado sempre crescente. Os empresários de Osasco têm perspectivas de negócios muito grandes e espero que, a partir de hoje, consigamos estabelecer novas parcerias”.

Também presente ao evento, a cônsul geral adjunta da China em São Paulo, Gu Yunfen, falou sobre as relações de cooperação econômica e comercial entre China e Brasil e destacou alguns dos principais dados da economia chinesa. “Diante da recuperação da economia mundial, o valor do comércio bilateral entre a China e o Brasil vem aumentando. Sendo os dois maiores países em desenvolvimento, eles possuem uma forte complementaridade econômica e uma ampla perspectiva da cooperação e negócio”, afirmou. Segundo ela, este ano a exportação brasileira para a China chegou a 4,6 bilhões de dólares no primeiro semestre, e as importações da China totalizaram 5,2 bilhões de dólares – um aumento de 35,9% e 45,5% respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado. “O governo chinês incentiva as empresas chinesas que têm condições de investir e comercializar no Brasil, e dá boas vindas para as empresas brasileiras explorarem o mercado chinês. Queremos trazer grandes oportunidades comerciais para o Brasil, favorecendo o crescimento conjunto dos dois países”, finalizou.

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, falou sobre o crescimento da economia brasileira e o conseqüente aumento das exportações, e destacou o papel fundamental que a China exerce nessa dinâmica. “Novas fronteiras comerciais foram abertas no Brasil e parte fundamental da diversificação das exportações é exatamente na relação bilateral com a China, que é uma relação por demais proveitosa, na qual o Brasil tem muito a ganhar. Se a pauta comercial entre os dois países tem crescido de forma significativa, é sinal de que temos uma porta aberta para trabalhar. Osasco é um centro industrial importante, com muitas indústrias que exportam para outros países, inclusive para a China, e sempre há outras parcerias a serem feitas”, afirmou. Destacou também, a importância do seminário: “Momentos como esse servem para a gente refletir sobre a importância que cada empresário, associação e cidade podem ter na dinamização desse comércio bilateral. Este seminário serve para abrirmos novas fronteiras. Espero que, a partir daqui, se lance luz sobre esse comércio e sobre essa oportunidade, e que todos nós, brasileiros e chineses, possamos sair ganhando”, finalizou.

Em seguida, Wladimir Milton Pomar e Roberto Trevas ministraram palestras voltadas aos empresários, apresentando as principais informações sobre a política econômica da China, dados de exportação e importação, além de temas como organização político-administrativa, língua e aspectos geográficos.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Juracy Dalle Lucca (Indústria, Comércio e Abastecimento), Paulo Fiorillo (Administração), Gelso de Lima (Saúde), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transporte), Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais); o secretário adjunto da SICA, Antonio Jardim; o ouvidor municipal, José Pedro; Alexandre Hashimoto, diretor da FATEC/Osasco; entre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.