Início / Cidadania / Seminário realizado em Osasco discute mercado de trabalho

Seminário realizado em Osasco discute mercado de trabalho

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, o Observatório do Trabalho de Osasco e Região e o Conselho Municipal de Emprego promoveram, na noite de terça-feira, 24 de agosto, no Centro Público de Economia Popular e Solidária, um seminário sobre a evolução do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPTER) no Brasil e o lançamento do livro “Desafios do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda”, organizado por Remígio Todeschini, Ione Vasques Menezes e Lúcia Soratto.

O encontro, que teve como objetivo ampliar as discussões sobre o mercado de trabalho e as políticas de geração de ocupação e renda, contou com a participação ainda de Sérgio Mendonça, do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese); de Ronaldo Freixeda, presidente da Comissão Municipal de Emprego; e Dulce Helena Cazzuni, secretária de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão (SDTI); e que é autora de um dos artigos do livro..

Durante o Seminário, Sérgio Mendonça apresentou, por meio de gráficos, os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pelo Dieese. “Esse estudo aponta que houve uma significativa queda nos índices de desemprego entre 2004 e 2008. Hoje, a economia cresce e gera emprego em vários setores do mercado de trabalho”, destacou.

Já Ronaldo Freixeda falou sobre a importância de se propor ações para desburocratizar os serviços entre a Prefeitura e o Ministério do Trabalho e elogiou o livro. ”Trata-se de um livro de cabeceira, muito bem feito, simples e de fácil entendimento e que vai se tornar leitura obrigatória para todos os profissionais da área”, destacou.

Para a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni, o seminário foi importante para sistematizar e compartilhar propostas ligadas às políticas de um Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda. “Temos ainda um longo caminho a ser percorrido. Mas é preciso avaliar os avanços e desafios. Nossa meta é envolver cada vez mais os chefes dos executivos nessas discussões para que se voltem para o exemplo de Osasco”, afirmou.

Além disso, verifique

Jogadores do GEO distribuem macacões para bebês na Maternidade Amador Aguiar

Durante mais de duas horas, Viola e Índio alegraram o ambiente no hospital, conversando e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.