Início / Eventos / Terceira Caminhada de Conscientização do Autismo em Osasco” é neste sábado, 09 de abril

Terceira Caminhada de Conscientização do Autismo em Osasco” é neste sábado, 09 de abril

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Grupo Conexão Autismo Osasco, promove neste sábado, 09/04, a partir das 9h, a “3ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Osasco”. A concentração será no vão livre embaixo da Ponte Metálica, com saída prevista para às 10h. A caminhada compreende o trajeto da Avenida Maria Campos, sentido Largo de Osasco, com parada em frente à Estação. Estima-se a participação de cerca de 350 pessoas ao evento.

 

É recomendável usar roupas leves, que facilitem a flexibilidade, e de preferência, no tom azul, que é a cor que representa o Autismo, bem como levar água para se hidratar durante percurso e usar protetor solar. Haverá distribuição de água no local.

 

O principal objetivo da caminhada é promover uma maior consciência na sociedade sobre os direitos e deveres da pessoa com autismo.

 

O autismo já é reconhecido no Brasil como uma deficiência e a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm os seus direitos garantidos por meio da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

 

Mais informação sobre a caminhada, basta ligar na Secretaria de Assistência Social (SAS) pelo telefone (11) 2183-6726 ou pelo site: www.autismoconexaoosasco.com.br.

Traga a sua família e amigos e participe desta importante ação!

 

 

Sobre o Grupo de Conexão Osasco

 

O grupo foi criado por mães de filhos autistas. Sheila Marcondes, que tem um filho autista, o Gabriel de 4 anos; Rosana Rossato, mãe do Daniel, 26, e Nilda Ramalho, mãe do Arthur, com 9 anos.  Sheila considera o autismo como um jeito diferente de ser e de aprender sobre a vida. “A ideia da caminhada é fazer com que a população se conscientize sobre o autismo e como ele cresce a cada ano. Hoje, existe uma em cada 68 crianças com diagnóstico Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, comentou. “Segundo estudos feitos nos E.U.A, entre 15 e 20 anos poderemos ter 1 a cada 2 crianças com características do espectro”, reforça.

 

A instituição entregou projeto recentemente para a Prefeitura de Osasco solicitando a criação de um Centro de Referência ou “Clínica-Escola”, destinado para crianças autistas que precisam de um atendimento específico e ter todo o suporte necessário para ter um tratamento adequado e evolutivo, que promova mais independência, e consequentemente, ter uma vida com mais qualidade.

 

A instituição Conexão Autismo Osasco possui mais de 900 integrantes, entre autistas, familiares, médicos, advogados, voluntários, entre outros.

 

 

Sobre o Autismo

 

O Dia Mundial do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril. O autismo é considerado um transtorno cerebral, conhecido como “Transtornos de Espectro Autista” (TEA). As meninas parecem ter uma vantagem a mais com relação aos meninos no que tange a incidência de autismo entre os gêneros. O autismo é quatro vezes maior em meninos do que no sexo oposto, conforme aponta a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Segundo pesquisa elaborada por Sébastien Jacquemont, pesquisador do Hospital da Universidade de Lausanne, na Suíça, distúrbios de desenvolvimento neurológico, como transtorno de déficit de atenção, hiperatividade, epilepsia, inclusive o autismo, afetam uma em cada seis crianças em países industrializados. Estudos mostram ainda que de 30% a 50% mais meninos sofrem destas doenças em relação às meninas.

 

 

Serviços

 

3ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Osasco

Dia: 09/04/2016

Horário: A partir das 9h

Local: A concentração será no vão livre da Ponte do Viaduto Metálico, no Centro. A saída está prevista para às 10h, com trajeto seguindo pela Avenida Maria Campos até a Estação de Osasco.

É recomendado usar uma peça de roupa, (como lenço, camiseta ou camisa) na cor azul, tom símbolo do Autismo no mundo.

dia-autismo

 

Olga Liotta

Agência SECOM de Notícias

Além disso, verifique

22,5% da população de São Paulo consomem doces em excesso

Índice está acima da médica nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde que alerta para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.