CAPS Álcool e Drogas completa atendimento psiquiátrico em Osasco

Por victa - qua ago 06, 7:23 pm

Uma equipe multidisciplinar realiza grupos e oficinas terapêuticos para usuários de álcool e outras drogas. Familiares também contam com atenção especial

A rede de atendimento psiquiátrico na Saúde pública de Osasco agora está completa. Entrou em funcionamento, este mês, o CAPS-AD (Centro de Atendimento Psico-Social para Álcool e outras Drogas), que fica na rua Anhanguera, 348, no Jardim Piratininga.

Osasco já contava com o CAPS (Centro de Atendimento Pisco-Social), que oferece tratamento contínuo aos casos pisquiátricos, o CAPS Infantil (exclusivo para crianças) e com uma emergência psiquiátrica, com funcionamento 24 horas, no Pronto-Socorro (PS) da Vila Pestana.

“Agora, no CAPS-DA, o atendimento é específico para casos de pessoas que precisam de tratamento de alcoolismo ou uso de tóxicos”, explica o secretário de Saúde, Gelso de Lima.

O funcionamento é sem internação, no sistema “hospital-dia”. Para os casos mais graves e que exigem intervenção rápida, há um ambulatório, com médicos, para realizar inclusive desintoxicação. Já os demais pacientes recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fisioterapeutas e equipe de enfermagem, para abandonar o álcool e as drogas.

Esse tratamento inclui grupos e oficinas terapêuticas e também atividades físicas. Um dos destaques é o trabalho dos pacientes no projeto de horticultura e jardinagem.

As pessoas em atendimento também recebem café da manhã e almoço na unidade, além de medicamentos. “Nossa intenção é acompanhar esse paciente de perto, diariamente. Além disso, conseguimos incluir em nossa lista de medicamentos novos remédios, que antes não estavam disponíveis na rede, para atendimento dos casos específicos de uso de álcool e outras drogas”, completa o secretário.

As famílias também têm atenção especial. Paralelamente ao tratamento dos pacientes, elas recebem atendimento e participam de oficinas.

Outra ação importante é uma parceria com a Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) para atender crianças, jovens e adultos em situação de rua e que apresentam problemas com drogas ou de alcoolismo. “Agora, além do albergue oferecido pela SAPS, durante a noite, essas pessoas contam com atendimento no período diurno, participando das atividades no CAPS-AD”, acrescenta o secretário.

17 Comentários

Comentários 1 - 17 para 17Primeiro« AnteriorAvança »Último
  1. 0

    Sou aluna do Centro Universitpario Italo Brasileiro, cursando o 5º semestre de graduação em enfermagem , estamos desenvolvendo um trabalho sobre : Alcool e Drogas e redução de danos, gostaria de conhecer o funcionamento do CAPS.

  2. 0

    Meu filho de 23 anos, mora em Jandira-sp com a mãe e as vezesfica mesesna casa do pai, e eu(pai) moro na Vila Piaui – São Paulo-sp. Ele Trabalha num banco, mas de uns 8 meses pra cá virou dependente quimico(cocaina). Nossas vidas já estão quase se desmoronando em razão deste vicio dele. Quero interna-lo, mas acho melhor ele fazer o tratamento pelo CAPS.Isto é possível …o tratamento´é gratuito, a possibilidade de recuperação é grande?
    ele quer o tratamento sim pois espera se livrar desta dependencia, pois ama seus pais e seus irmãos que nunca foram ussuarios.

    1. 0

      ola Francisco o tratamento e totalmente gratuito .. e vale a pena tentar jah que ele naun quer isso pra vida dele tb ok .. va em frente ele precisa de ajuda principalmente dos Pais … moro na Vila Piaui tb e estava na dependencia do alcool e hoje fazem 9 meses que naun tomo nada de alcool … minha Familia ..namorada filhos e neto estao contentes por eu ter a força de ser quem sou hoje .. abraços ..

  3. 0

    Meu é dependente do acool. Ele ja esta numa situação que esta ameaçando a minha familia.
    Gostaria de saber se tem tratamento e internação nesse caso?

  4. 0

    oi estou comuma irma usuaria de cocaina e alcool e minha mae tbem e alcolatra mas elas nao tem nocao da gravidade da situacao procuro ajuda o que devo fazer

  5. 0

    Bom dia gostaria de saber como funciona o caps ,pois tenho um irmão alcoólatra e precisando de acompanhamento psiquiatra precisa de encaminhamento para que vocês o atendam? posso leva-lo direto? obrigada.

  6. 0

    oi eu gostaria muito de trabalhar em um dos CAPS de osasco,pois eu vou mudar pra carapicuiba em breve com meu namorado,hoje eu moro no jabaquara ,eu fiz uma prova pra tabalhar em um CAPS ,pela congregação santa catarina,eu passei na prova, agora estou aguardando ser chamada,..mais emquanto isso eu quero saber com faço pra emtrar no CAPS mais prox.de osasco.

    obrigada

  7. 0

    Oi Boa tarde Preciso de informação, eu tenho um amigo que é dependente quimico e ele não quer fazer o tramento em clinicas pois ele foge todas as vezes, eu preciso de um lugar onde ele fique e não fuja que ele fique numa boa, por favor me ajude , oque devo fazer???

    obrigado,,,

  8. 0

    ola,meu marido esta nessecitando de tratamento psiquiatrico com urgencia ,ele fazia tratamento pelo convenio mais os psiquiatras do convenio pediran demisão, e eu gostaria de sabe se posso levalo ate o caps ou precizo de encaminhamento ,ele foi paciente do Dr jose bastos que hoje trabalha no caps .des de ja muito obrigada

  9. 0

    Olá tenho um irmão , q é alcoolatra ele tem 53anos era casado pai de 6 filhos,mais devido ao vicio a familia colocou ele na rua….Meus pais já são idosos mais msm assim minha mãe recolheu ele da rua , só q ele não para de beber e violento só fala de matar e morrer….Por favor nos ajude não sabemos mais o q fazer…..Gostoria de saber quanto e para fazermos um tratamento nele pq não temos condições mais vamos dar um jeito pra salvar a vida dele , e a dos meus pais tbém….

  10. 0

    Ola, estou precisando de ajuda com o meu filho. Ele tem 26 anos, não é dependente de drogas, mas tem disturbios. quer bater em todo mundo, inventa coisas e esculta vozes. gostaria de saber como posso interna-lo pois ele não quer ir por livre e espontania vontade. ele precisa de um tratamento pisiquiatrica. por favor me ajudem. obrigado

  11. 0

    Oi boa tarde!!

    Eu quero muito trabalhar em um CAPS sei que aqui em são paulo tem varias inst.que prestam servisos com por ex.SPDM,UNIFESP,CONGREGAÇÃO STA.CATARINA,entre outros eu já fiz meu cadastro, até agora estou aguardando,sou téc.de enfermagem pretendo voltar a faculdade e terminar meu curso quero fazer psicologia,….por favor como faço pra trab.com vcs.
    obrigada..bjs

  12. 0

    Bom dia, preciso tomar os remédios Olcadil 2mg e Venlafaxina 150 mg , não consegui o posto e nem na farmácia popular , será que consigo ai com vcs?? Obrigada.

  13. 0

    oi boa noite , meu cunhado é alcoolatra só vive caido na rua nos precisamos interna-los mas nao temos condiçoes, como nos fazemos para ele ter um tratamento digno ai com vcs

  14. 0

    Boa Tarde, tenho um primo que é usuário de drogas ( maconha e cocaína). Ele deseja ser ajudado, mas não pode ser internado devido ao seu trabalho. Precisa urgente de ajuda, pois está sofrendo muito. O caps é um bom começo? Existe arientaçõs para a família saber como lidar com o dependente? Aguardo resposta, Obrigada

  15. 0

    Meu esposo é viciado e esta querendo se tratar como se faz para ser atendido e dar continuidade ao tratamento

    1. 0

      va com carteira do sus e pronto

  16. 0

    Tenho um irmão no quadro de ácoolismo,não se reconhece como tal,não temos condiçôes finaceiras,mas temos muita esperança de vê-lo totalmente recuperado,como devo proceder?Desde já agradeço.

    1. 0

      ola Rosana eu era dependente do alcool tb e hoje fazem 9 meses sem nada e estou muito feliz naun só eu como minha familia tb … o caps e totalmente gratuito eu graças a Deus tive uma opniao de um dia estar totalmente bebado pegar meu carro as 2 da manha e procurar um medico psiquiatra na mandaqui ..quando ela (medica) me perguntou oq eu queria jah fui logo falando a partir de hoje naun quero mais beber .. me receitou 3 tipos de remedios no qual só tomei 1 deles por meses para depre… hoje naun tomo nada e tenho nojo do alcool.. ajude seu irmao isso e uma doença ..nunca e tarde pra recomeçar …abraços pra ti e força pra ele ..ele vai conseguir ..

  17. 0

    barra eu sei passo isso todo dia

Comentários 1 - 17 para 17Primeiro« AnteriorAvança »Último

Insira um comentário


− 6 = 0