Início / Geral / Varredores de Osasco comemoram mais de 5 anos sem acidentes de trabalho

Varredores de Osasco comemoram mais de 5 anos sem acidentes de trabalho

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, realizou na tarde de quinta-feira, 23 de setembro, uma festa para os varredores pelo fato dos funcionários estarem há 5 anos, 8 meses e 24 horas sem acidentes de trabalho, ou seja, desde o ano de 2005, início da gestão do prefeito Emidio de Souza. O evento aconteceu na Divisão de Limpeza Urbana (DLU) do município, situado na Praça Antonio Menck, Centro.

A atividade comemorativa, um churrasco, foi realizada das 14h às 15h30, tendo em vista que este é o período de troca de turnos dos funcionários, que trabalham das 6h às 14h30, e, após esse horário, outro grupo assume as tarefas das 15h30 às 23h, quando se encerram as atividades da Divisão. Atualmente, a DLU conta com 115 varredores, entre os quais 90% são mulheres. O churrasco aconteceu em parceria com empresas terceirizadas prestadoras de serviços da administração que forneceram as carnes, pães e demais ingredientes da festa.

Para o secretário-adjunto de Obras e Transportes de Osasco, Antônio Dias, o marco sem acidentes é uma vitória coletiva dos funcionários. “Não tivemos funcionários contaminados ao manusearem o lixo, nem cortados ou atropelados na varrição de ruas. Temos conseguido também estabelecer uma relação bastante harmoniosa com a população. Por isso, procuramos fazer uma homenagem. Nosso funcionário hoje tem muita importância para a administração tanto na saúde pública quanto para o visual da cidade”, afirmou.

Estevam Trigo, responsável pela equipe do DLU, destacou a missão de coordenar as ações. “Muitos já têm grande experiência, mas é importante darmos sempre orientações de como eles podem atuar no dia-a-dia. Na calçada pedimos para que eles não varram de costas para o trânsito, para evitar acidentes, e não coloquem o carrinho na rua e fiquem varrendo”, alertou, dizendo que para a melhoria na prestação dos serviços os funcionários trabalham sempre em dupla: um na coleta dos materiais e o outro na varrição, alternado as funções. Ele destacou também a mescla de experiências e a diferença de faixa etária como outros dois fatores de sucesso para o bom desempenho das atividades cotidianas.

José Inácio da Silva, de 64 anos, e Maria Aparecida Barbosa, de 46 anos, ambos varredores, aprovaram o churrasco e disseram que a fórmula do eficiente desempenho tem sido o bom relacionamento no ambiente de trabalho. “Hoje temos um bom prefeito e bons chefes que nos dão apoio. Temos uma boa equipe e somos unidos”, revelou José. “O prefeito, secretários, e coordenadores têm sido muito bons e sempre nos perguntam se precisamos de alguma coisa. Eles sempre nos orientam para termos bastante cuidado no trânsito e para sermos nas ruas como somos dentro de casa: amorosos e respeitadores. Ao lidar com as pessoas nas ruas precisamos ter muita paciência e sempre pedir licença, por favor, e ir com calma porque tem gente que não entende nosso trabalho. Um dia uma moça me disse para, pelo amor de Deus, não varrer o pé dela porque ela queria casar. Você sabe como é não? É preciso entender a cabeça das pessoas também e ser educada”, brincou Maria.

O secretário de Governo de Osasco, Jorge Lapas, ressaltou a valorização do trabalho de varrição na cidade. “O trabalho feito por vocês é muito importante e reconhecido por nós. Percebemos que foi criado um elo de amizade entre vocês e a comunidade nos lugares onde trabalham. Fizemos uma pesquisa há poucos dias sobre a limpeza pública e procuramos saber o que os moradores acham dos serviços que vão desde a coleta até a varrição e vocês recebem muitos elogios”, reforçou.

Por fim, o secretário de Obras e Transportes de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, também deixou uma mensagem aos varredores. “Quero apenas agradecer pelo trabalho de vocês. Uma prova de que o trabalho é bem feito, executado, feito com responsabilidade e seriedade com a comprovação dos 5 anos, 8 meses e 24 horas sem acidentes. O slogan da cidade é: ‘Prefeitura de Osasco, com você, uma cidade cada dia melhor’. Mas ela só será melhor se for limpa, bem tratada e cuidada, e, vocês têm uma parcela importantíssima na construção da nossa história. São vocês que cuidam e deixam as calçadas e ruas mais bonitas”, declarou.


Tarefas da Divisão de Limpeza Urbana

A Divisão de Limpeza Urbana tem por objetivo planejar, controlar e fiscalizar todas as ações de varrição e coleta de lixo no município. O órgão é responsável também pela supervisão das atividades internas do aterro sanitário; execução da varrição de praças, logradouros públicos e locais de eventos; bem como a realização da limpeza dos sanitários públicos.

O DLU é ainda responsável pela fiscalização dos serviços prestados pela empresa contratada – Construtora Marquise S/A – que por sua vez, é responsável pela coleta de todo o lixo (domiciliar e especial) produzido no município, além dos serviços de varrição realizados no centro e nos principais corredores viários da cidade. É ainda responsabilidade da empresa contratada, a administração do aterro sanitário, seu manejo e disseminação dos efluentes produzidos.

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.