Início / Geral / Vila Yolanda em Osasco ganha nova linha de ônibus

Vila Yolanda em Osasco ganha nova linha de ônibus

Desde a última segunda-feira, dia 26 de setembro, moradores da Vila Yolanda, na zona Sul de Osasco, contam com uma nova opção de transporte com destino ao bairro de Alphaville, em Barueri: a linha 579 Osasco (Vila Yolanda) – Barueri (Alphaville 3/ Bradesco).

A nova linha atende um pedido da AMAVYA (Associação de Moradores e Amigos da Vila Yolanda e Adjacências) e contou com a parceria da Setran (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Osasco), da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), da Viação Osasco e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

O itinerário tem como ponto inicial a Praça Felinto Muller, em Osasco, e o ponto final será na Avenida Andrômeda, em Barueri, oposto ao nº 500. A linha ainda passará pela cidade de Carapicuíba. As principais vias do trajeto da nova linha são: 1) Osasco – Praça Felinto Muller, Avenida Internacional, Rua João Antonio Prado e Avenida dos Autonomistas; 2) Carapicuíba – Avenida Desembargador Dr. Eduardo Cunha de Abreu e Avenida Deputado Emilio Carlos; 3) Barueri – Alameda Araguaia, Alameda Rio Negro, Avenida Alphaville e Avenida Andrômeda.

De acordo com a EMTU, inicialmente, a linha 579 será operada apenas nos dias úteis, das 5 à 0h15 horas, com quatro ônibus urbanos, que farão 47 viagens. A tarifa custará R$2,90 e a previsão é que sejam transportados em média 1,0 mil passageiros por dia.

Um café da manhã entre autoridades, comerciantes e a comunidade, ocorrido no sábado, dia 24 de setembro, marcou a comemoração da implantação da nova linha. Para o secretário de Governo, Jorge Lapas, que representou o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, o esforço foi grande para conseguir a aprovação da nova linha. “Trata-se de uma linha intermunicipal e que dependia da aprovação das cidades de Carapicuíba e Barueri. É uma batalha antiga dos membros da Associação. Osasco sempre foi entusiasta da ideia, mas não podia resolver sozinha a implantação do itinerário. Precisávamos da aprovação da EMTU e não foi uma tarefa fácil”, resumiu.

Segundo Paulo Arnoni, representante da CMTO, foi preciso batalhar bastante. “Tivemos vários obstáculos e aos poucos, com muito diálogo, conseguimos tornar concreta essa demanda da comunidade da Vila Yolanda”, disse.

Para Eli Evan Schuindt, presidente da AMAVYA, a conquista trará benefícios imediatos para a comunidade. “Batalhamos desde 2008 pela implantação da nova linha, embora já tenhamos esse anseio efetivamente há mais de 10 anos. Hoje felizmente confraternizamos a entrega da linha em pleno funcionamento. O secretário de Governo Jorge Lapas nos ajudou muito nas reuniões em São Paulo, com a EMTU, e intermediando o contato com os secretários de transportes de Carapicuíba e Barueri”, destacou.

Já o secretário de Transportes de Mobilidade Urbana de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, ressaltou o monitoramento da nova linha. “Essa é uma conquista importante porque cria novas opções de transportes e que, em breve, deverá crescer em virtude da demanda reprimida. Vamos monitorar o comportamento da linha nesse início de operação e, em seguida, se necessário, cobraremos a colocação de mais carros”, avaliou.

Por fim, o deputado federal João Paulo Cunha destacou as características do itinerário. “Na região de Alphaville transitam cerca de 120 mil pessoas por dia, exceto aquelas que trabalham e vão a negócios. A demanda é grande e muitas empresas fomentam o mercado. A linha é extremamente importante porque muitos munícipes de Osasco se dirigem até lá principalmente para trabalhar. A Vila Yolanda cresceu muito e parte da juventude vai até Alphaville em busca de oportunidades. Este é um serviço fundamental que prestamos para a região. O corpo técnico e de secretários do prefeito Emidio entendem e são sensíveis aos pedidos da comunidade. Toda a administração hoje trabalha para atender com qualidade e eficiência os anseios de Osasco na medida do possível”, esclareceu.
Departamento de Comunicação Social

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.